Maria José Gonçalves é a nova presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave. A cerimónia de tomada de posse decorreu nesta quinta-feira, e contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, que lhe desejou “os maiores sucessos”.
A nova direção eleita para o biénio 2015-2017, terá pela frente vários desafios, que segundo o autarca “serão certamente ultrapassados com o trabalho, o empenho e a força desta equipa e os resultados acabarão por aparecer”. Deixando uma palavra de apreço à equipa cessante, Paulo Cunha, afirmou que com esta cerimónia “abre-se uma nova página na vida desta instituição”.
O autarca salientou ainda que a Câmara Municipal está “sempre presente no dia-a-dia das corporações de bombeiros do concelho, nos bons e nos maus momentos”, referindo que os bombeiros de Riba de Ave podem “contar sempre com o apoio municipal”. E neste âmbito, recordou política de apoio à Proteção Civil, através da atribuição anual um subsídio no valor de 90 mil euros a cada uma das três corporações do concelho.
Por sua vez, Maria José Gonçalves não escondeu que o momento é de “grandes dificuldades, não só de ordem financeira, mas também com a falta de meios técnicos e humanos. A responsável adiantou, no entanto, que “o trabalho não será desenvolvido em espírito de sacrifício, mas antes com vontade própria, empenho e responsabilidade para elevar esta instituição aos níveis de prestígio que merece”. E demonstrou ter já um plano para efetuar uma reestruturação interna, procurando reduzir os custos e aumentar a rentabilidade, paralelamente com uma mega campanha de angariação de sócios e o envolvimento ativo da comunidade civil e empresarial na instituição.
A nova presidente aproveitou a presença de um representante da Câmara Municipal de Guimarães para solicitar mais apoio a esta autarquia, tendo em conta que a corporação serve duas freguesias do concelho vimaranense.
Refira-se que os Bombeiros de Riba de Ave inauguraram em setembro de 2014 o novo quartel, que foi construído em terrenos cedidos pela Câmara Municipal. A instituição presta serviços de segurança e socorro em sete freguesias do concelho de Vila Nova de Famalicão (Bente, Carreira, Delães, Oliveira Santa Maria, Oliveira S. Mateus, Pedome e Riba de Ave) e duas do concelho de Guimarães (Guardizela e Serzedelo).
Fonte: Correio do Minho