A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia recebeu, esta manhã, dia 18 de Abril, as seis corporações de bombeiros voluntários do concelho e os Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia, para proceder à entrega de material proveniente do projeto «Aquisição de Equipamentos de Proteção Individual da AMP».
Os protocolos de cooperação foram assinados há cerca de um ano entre a entidade que representa os municípios do Norte do país, a «Área Metropolitana do Porto», a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, os Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia e as seis corporações de bombeiros voluntários deste território (Aguda; Avintes; Carvalhos; Coimbrões; Crestuma; Valadares) e permitiram a entrega deste material técnico a 562 elementos no ativo, tendo sido hoje distribuída a primeira remessa a metade dos ativos (281 elementos).
O “kit” é composto por capacete, fato, capuz de proteção florestal, botas e luvas e pretende contribuir para a melhoria da proteção destes profissionais no combate a incêndios em espaços naturais. Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da autarquia, “este é um projeto que teve alguma turbulência institucional mas que, graças ao empenho de todos, em especial graças ao trabalho desenvolvido pela «Área Metropolitana do Porto», conseguimos concretizar e levar a cabo esta cerimónia que muito me honra. Este tipo de apoio faz toda a diferença no dia-a-dia dos nossos bombeiros, e por isso, deixamos aqui um compromisso de continuidade no apoio a estas corporações, que servem mais de 300 mil habitantes.”
Presente no momento da entrega esteve, também, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, José Miranda, que se mostrou “muito satisfeito” por verificar que estes profissionais irão ter mais condições de segurança no desempenho das suas funções. Relembrou, ainda, que “Vila Nova de Gaia é líder nas questões relacionadas com os bombeiros”.
Fonte: local.pt