Cerca de 300 crianças participaram, na passada sexta-feira, em actividades lúdicas e pedagógicas sobre as temáticas da protecção florestal e do ciclo sustentável do papel realizadas no Parque José Guilherme.
Promovida pelo grupo Portucel Soporcel, o maior produtor nacional de plantas certificadas, em parceria com a Câmara Municipal de Paredes, a iniciativa "Dá a Mão à Floresta", quis despertar a atenção para este sector. Durante o dia foram distribuídas 700 plantas ornamentais e florestais certificadas, como alfazemas, alecrins, pinheiros mansos, eucaliptos, sobreiros, carvalhos, azinheiras, e medronheiros.
Esta foi a sexta iniciativa deste género realizada pela Portucel Soporcel. Antes o "Dá a Mão à Floresta" passou por Monchique, Setúbal, Azambuja, Figueira da Foz e Aveiro. Segundo Ana Nery, da direcção de comunicação desta empresa, o objectivo é "construir uma cultura de formação e sensibilização capaz de proteger um património que é tão importante para o país e para Paredes que é a floresta".
"Tentamos passar às crianças a informação de que os produtos que utilizam diariamente, como o papel ou até bens alimentares, provêm da floresta e que elas têm que contribuir para cuidar dela", explica. A acção tem uma forte componente pedagógica. Além de jogos, os alunos do ensino básico levaram para casa o "Caderno da Floresta", para que continuem a falar do tema, com os professores, em sala de aula. A iniciativa quis também sensibilizar a comunidade e despertar as pessoas para a importância do sector a nível económico. "É um sector que representa mais de 9% das exportações do país e com grande potencial de geração de riqueza", assegurou Ana Nery.
A Câmara Municipal de Paredes mostrou-se disponível para receber a iniciativa e mobilizar a comunidade escolar, tendo cedido um autocarro para transportar os alunos durante todo o dia, salientou Manuel Fernando Rocha. "Estamos na Primavera e a entrar na fase crítica dos incêndios. Se não houver uma sensibilização forte sobre como cuidar da floresta podemos ter graves problemas", acredita o vereador da Protecção Civil. O objectivo é que as crianças levem a mensagem até aos pais.
Durante os meses de Abril e Maio o concelho de Paredes vai ainda receber o programa "Floresta Segura", desenvolvido pela Escola Nacional de Bombeiros e pelo grupo Portucel Soporcel. Trata-se de um conjunto de sessões práticas e de sensibilização para explicar às populações rurais práticas preventivas e seguras do uso de fogo em queimas. Estas acções vão decorrer nas freguesias e contam com o envolvimento das cinco corporações de bombeiros do concelho, disse o autarca.
Fonte: Verdadeiro Olhar