Município de Esposende Avalia Criação de Equipa Permanente nos Bombeiros - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 23 de março de 2015

Município de Esposende Avalia Criação de Equipa Permanente nos Bombeiros

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, está disposto a estudar uma proposta para a criação de uma equipa de intervenção permanente (EIP) no concelho.

O edil esposendense falava ontem no contexto do 124.º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende (BVE) no momento da apresentação de cumprimentos na Câmara Municipal e em resposta ao desabafo do presidente da Direcção quanto à falta de pessoal que integre o corpo activo.

Benjamim Pereira admitiu que tem reflectido sobre essa questão e manifestou abertura do município para ajudar, dependendo do modelo de financiamento de uma eventual EIP.
O autarca quer sentar-se à mesa e avaliar com os dois corpos de bombeiros do concelho - Voluntários de Esposende e Voluntários de Fão - a possibilidade de articulação de uma equipa, “se é que uma pode dar resposta às solicitações”, questionou.

O presidente da Direcção dos BVE, Agostinho Pinto Teixeira, reconhece que a criação de uma EIP “é uma necessidade” que se avolumou com o decréscimo do entusiasmo pelo voluntariado, explicou ao ‘Correio do Minho’, à margem da apresentação de cumprimentos.
Por outro lado, Agostinho Pinto Teixeira também compreende que é caro manter uma EIP.

Benjamim Pereira afirma que “seria bom que a administração central percebesse essas dificuldades e suportasse uma componente maior do financiamento das equipas, à semelhança do que acontece com os sapadores florestais. De resto, o presidente da Câmara anunciou o 

 ntem que está pronto o pacote de incentivos ao voluntariado com que se comprometeu, o ano passado.
O pacote de medidas está delineado, mas falta estudar o seu impacto financeiro, explicou ontem Benjamim Pereira.

Nova ambulância à espera de ‘luz verde’ para servir a população

Os Bombeiros Voluntários de Esposende (BVE) adquiriram uma nova ambulância que está parada no quartel desde Dezembro, por força da alteração do quadro legal, mas a situação deverá ser desbloqueada esta semana, avançou ontem o presidente da Direcção, Agostinho Pinto Teixeira.
Em dia de aniversário da Associação Humanitária, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, afirmou ontem que “é ridículo ter uma viatura nova e ela não poder ser utilizada”, lembrando que ela custou um valor substancial.

O edil revelou que levou a questão ao secretário de Estado da Administração Interna, a título informal, e acredita na sua resolução.
Ao ‘Correio do Minho’, Agostinho Pinto Teixeira revelou que a ambulância será vistoriada na próxima quinta-feira pelo Instituto Nacional de Emergência Médica.

Benjamim Pereira anunciou que o município vai honrar o compromisso de comparticipar o custo da nova ambulância e que uma proposta nesse sentido será submetida a uma das próximas reuniões do executivo.
Ao município, o presidente da Direcção dos BVE deixou a promessa de “lealdade, prontidão e eficiência” no trabalho que aí vem e pediu que ele “deixe sempre a porta aberta”.

Fonte: Correio do Minho