Um homem de 67 anos morreu num acidente de viação, esta sexta-feira. A colisão entre a moto que conduzia e um veículo ligeiro ocorreu minutos depois de sair de casa.
Manuel Linhares da Silva tinha acabado de sair de casa, na Travessa dos Arcos, na localidade de Roriz, Barcelos, a cerca de quilómetro e meio do local do acidente.
O sinistro ocorreu quando a vítima mortal, que seguia numa mota em direção a Barcelos, embateu num carro que seguia na mesma direção. A mota estaria a ultrapassar o veículo ligeiro, um Citroen, quando este estava a mudar de direção e a virar à esquerda, junto à antiga empresa têxtil Texmin, na freguesia de Lijó, também em Barcelos.
O corpo de Manuel Linhares da Silva acabou por ser projetado alguns metros até à berma da estrada.
Quando os meios de socorro chegaram ao local, a vítima estava já em paragem cardiorrespiratória. "Ainda estivemos em manobras de reanimação entre 15 a 20 minutos, mas não foi possível reverter o quadro. A viatura da VMER de Barcelos foi acionada ao mesmo tempo que a corporação", explicou o adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, José Simões.
Manuel Linhares da Silva tinha saído de casa pouco minutos antes do acidente para se dirigir à Cooperativa Agrícola de Barcelos, para tratar do subsídio da produção de milho. "Ele tinha ido ao banco e depois à cooperativa, mas veio a casa buscar uns papéis que faziam falta. Disse-me que ia lá num instante enquanto eu terminava o almoço", explicou a esposa, Ermelinda Castro, acrescentando que o marido estava a usar capacete, "como era hábito".
A vítima tinha quatros filhos adultos, três rapazes e uma rapariga, três deles emigrados.
Manuel Linhares da Silva tinha sido pedreiro em França, tendo regressado a Portugal há mais de 20 anos. A vítima estava já reformada e dedicava-se agora a alguns trabalhos agrícolas.
Na viatura ligeira, além da condutora, de 32 anos, seguia um outra mulher, ambas ficaram em estado de choque e foram encaminhadas para o Hospital de Barcelos.
O alerta foi dado às 11.09 horas e no local estiveram duas ambulâncias da corporação de Barcelos, com quatro elementos, a VMER local e também a GNR que tomou conta da ocorrência.
O trânsito esteve a circular alternadamente cerca de duas horas.
Fonte: JN
