Mais de 15 Mil Alunos Envolvidos em Projeto de Proteção Civil - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 24 de março de 2015

Mais de 15 Mil Alunos Envolvidos em Projeto de Proteção Civil


Mais de 15 mil alunos de Leiria estão envolvidos na iniciativa "Dá à Mão à Proteção", uma iniciativa da câmara municipal que contempla diversas atividades no âmbito da segurança e da proteção civil, anunciou hoje a autarquia.

Segundo uma nota de imprensa do município, entre as ações previstas neste Programa de Segurança Escolar está "a criação e reforço de Clubes de Proteção Civil nas escolas e a formação de docentes e funcionários.

Até à data foram visitados 48 estabelecimentos escolares, sendo que na quinta e na sexta-feira cerca de 90 funcionárias de jardins-de-infância vão ter formação.

"A ideia é preparar a comunidade educativa em geral para a prevenção contra a ocorrência de acidentes e facultar informação sobre os procedimentos corretos a adotar em situações de emergência", refere uma nota de imprensa do município, citando a vereadora com o pelouro da educação, Anabela Graça.

O município, liderado por Raul Castro, adianta que os objetivos do projeto, do pré-escolar ao ensino secundário, "passam por limitar e minimizar as consequências de acidente, fomentar uma cultura de segurança, sensibilizar para a necessidade de conhecer e rotinar procedimentos de autoproteção e adotar medidas por parte dos professores, funcionários e alunos em caso de acidente.

Por outro lado, visa "corresponsabilizar toda a população escolar no cumprimento das normas de segurança".

À agência Lusa, a vereadora explicou que o programa visa "implementar uma cultura de segurança nas escolas", sensibilizando a comunidade para a "necessidade de conhecer procedimentos rotineiros de autoproteção".

Apontando a existência, atualmente, de 16 Clubes de Proteção Civil, Anabela Graça realçou, ainda, a formação dos coordenadores destes clubes para que multipliquem o seu conhecimento pela comunidade escolar.

Ainda no âmbito deste projeto, um dos objetivos definidos pela câmara passa por todos os 140 estabelecimentos de ensino do pré-escolar e 1.º ciclo do concelho terem, até final do ano, planos de emergência.

"Essa é uma meta que queremos alcançar", declarou Anabela Graça.

Fonte: Lusa