A GNR indicou esta quarta-feira que vai realizar até maio em todo o país ações de sensibilização sobre os incêndios florestais, que visam alertar para a importância dos procedimentos preventivos a adotar nesta altura do ano.
A operação "Floresta Protegida", que vai ser realizada pelo Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SPNA) da GNR até 14 de maio, pretende consciencializar a população para a problemática dos incêndios florestais.
Durante a operação, os militares da GNR vão realizar várias ações de sensibilização, que visam alertar para "a importância dos procedimentos preventivos a adotar nesta altura do ano, nomeadamente sobre o uso do fogo, a limpeza e remoção de matos e a manutenção das faixas de gestão de combustível, tendo em vista a redução do número de ocorrências e a minimização dos riscos de incêndio florestal". Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana adianta que, em paralelo às ações de sensibilização, vai também fiscalizar os proprietários de matas e terrenos com "o objetivo de corrigir as situações de notório incumprimento face à obrigatoriedade da manutenção das faixas de gestão de combustível".
A GNR refere ainda que as ações, no âmbito da operação "Floresta Protegida", vão ser retomadas a 01 de novembro, prolongando-se até 31 de dezembro, com os mesmos objetivos.
Fonte: CM
