Zulmira Monteiro não teve tempo de sair da cama quando as chamas deflagraram, ontem de madrugada, na casa onde vivia sozinha, em Pinho, Boticas.
A idosa – que se preparava para festejar, no sábado, com a família o 88º aniversário – perdeu a vida no fogo. Os bombeiros apagaram o incêndio e, só depois de reunidas as condições de segurança, encontraram o corpo nos escombros da casa. "Ouvimos um estrondo e fomos avisados, por um vizinho, para o fogo. Quando chegámos, as chamas eram enormes. Metia medo", contou, abalada, Maria Rita Ramos, vizinha da vítima, alertada pelas 05h30. O primeiro andar, onde dormia a idosa, chegou mesmo a desabar.
"Ela dormiu em minha casa na noite anterior mas, ontem [terça-feira], insistiu em dormir em casa dela. Coitadinha, não merecia uma morte tão sofrida", repetia, desesperada, a filha Maria da Piedade Pires, a última a ver Zulmira com vida. "Jantámos com ela e, no fim, como sempre fazia, veio à porta dizer-me adeus", recordou a familiar, que desconfia que um curto-circuito causou o fogo. "Ela tinha a lareira acesa, mas a chama era muito pequena, não pode ter sido isso. Só se foi um pequeno candeeiro que tinha", contou Maria Piedade. A origem do incêndio estava ontem ainda por clarificar.
A GNR investiga.
Fonte: CM
