Entre-os-Rios: Fanfarra Regressa às Endoenças - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 26 de março de 2015

Entre-os-Rios: Fanfarra Regressa às Endoenças


A fanfarra dos Bombeiros de Entre-os-Rios volta a fazer parte das endoenças em Entre-os-Rios e Marco de Canaveses.

Depois de no ano passado não terem sido contratados para esta cerimónia, a população fez-se ouvir, num grito de revolta, naquela que dizem ser "uma imagem de marca das endoenças".

Desde que há memória que a fanfarra sempre fez parte desta cerimónia, exceptuando o ano de 2014 que por questões burocráticas, fizeram com que não fossem contratados.

O ponto alto desta cerimónia será a Procissão do Senhor dos Passos, com saída da Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses, às 21h30, em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios. Pelo meio decorre o “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores, antes de seguir para o Calvário.

Durante a procissão, a iluminação pública será apagada, e o caminho será iluminado pela luz de milhares de tigelinhas distribuídas pelas duas margens do rio Tâmega, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão (Marco de Canaveses) e no lugar de Entre-os-Rios (Penafiel), e ainda no lugar de Boure, na margem esquerda do rio Douro, pertencente ao concelho de Castelo de Paiva. A procissão será também acompanhada por “Barcos de Fogo”, junto ao rio.

À semelhança de anos anteriores, as Câmaras Municipais do Marco de Canaveses e de Penafiel comparticipam as mais de 50 mil tigelinhas que vão iluminar as margens dos rios Tâmega e Douro durante esta celebração.

Na sexta-feira, dia 3, às 15h00, a Procissão do Enterro do Senhor cumpre o percurso inverso, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses, seguindo-se a celebração da Paixão do Senhor com celebração da Palavra, adoração da Santa da Cruz e comunhão.