A cidade de Elvas conta, a partir de hoje, com uma equipa que pretende combater os problemas de isolamento de muitos idosos da cidade e freguesias rurais do concelho. Trata-se do projeto “Bombeiro Ombro amigo” que foi apresentado na tarde desta quarta-feira, dia 4, no quartel da corporação elvense.
João Bugio, presidente da associação humanitária dos bombeiros voluntários de Elvas, revela que “durante o cumprimento da missão dos nossos bombeiros, fomos detetando inúmeros casos, que não julgávamos existirem nos dias que correm, desde maus tratos a idosos, falta de apoios de saúde e por parte da famÃlia, entre outros casos. Como se não bastasse isto tudo, no ano passado tivemos conhecimento de várias situações de idosos que morrem em casa e só são encontrados vários dias depois. Devido a estas situações decidimos criar este programa”.
“O nosso objetivo é melhorar as condições fÃsicas e psicológicas dos idosos e vamos fazê-lo de várias formas nomeadamente, através de consultas de saúde gratuitas com o dr. Segurado e o dr. Marcelo, estamos a resolver uma multiplicidade de questões burocráticas que os nossos idosos, devido ao analfabetismo, não conseguem resolver. Outra questão que gostava de transmitir é o facto de celebrarmos o aniversário dos nossos idosos. Quando chegamos com o bolo de aniversário transmitimos-lhe uma alegria enorme. E depois o facto de puderem partilhar connosco as suas alegrias e tristeza é também algo muito importante”, sublinhou.
O presidente da direção referiu-nos que “neste momento a equipa é constituÃda por dois médicos, três enfermeiros, uma assistente social e dez voluntários. Estes números são escassos porque estamos a falar de 800 idosos mas com certeza que vamos conseguir aumentar o número de elementos”.
No entanto, João Bugio lamenta a “falta de disponibilidade económica existente para este programa. Esperamos que a Segurança Social e toda a população nos possa apoiar a desenvolver esta iniciativa e a melhorar as condições de vida dos idosos”.
Tiago Bugio, comandante dos bombeiros voluntários de Elvas, explicou que “o logotipo (na foto à direita) deste programa, alusivo ao Forte de Santa Luzia, pretende retratar a força e união de todas as entidades no desenvolvimento do “Bombeiro Ombro Amigo”.
Vitória Branco, vereadora na câmara municipal de Elvas, felicitou a corporação elvense pelo projecto. “São de ações como estas que a nossa população precisa. Todos nós sabemos que as entidades não conseguem dar resposta a tudo, mas com o envolvimento de todas as entidades com certeza que vamos conseguir”, sublinhou.
O projeto “Bombeiros Ombro Amigo” é desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários de Elvas, em parceria com algumas entidades local, como é o caso da GNR e PSP.
Fonte: Radio Elvas
