Todos os domingos, Jorge Barbosa, a filha e uma cunhada, faziam uma caminhada entre Barroselas e Santa Luzia, Viana do Castelo, para se prepararem para ir a Fátima a pé, no mês de maio.
Ontem, Jorge e a filha, foram atropelados por um carro que ultrapassou um autocarro em zona proibida. Ainda não tinham batido as 08h30, na torre da igreja de Vila Fria, quando os três peregrinos seguiam de frente para o trânsito, como sugerem as regras de segurança rodoviária, na reta de Alpões. Os dois, pai e filha, foram violentamente colhidos, por trás, por um carro de matrÃcula francesa, que, apesar da linha contÃnua, ultrapassava um pesado de passageiros.
Jorge Alfredo Barbosa, de 53 anos, sofreu ferimentos graves e foi transportado para o hospital de Braga, em estado crÃtico. Estava, ontem à noite, em coma induzido, mas estável. A filha, Mariana Barbosa, de 19 anos, sofreu escoriações na cabeça e nas pernas. Foi transportada para o hospital de Viana do Castelo e teve alta horas após o acidente. "Mesmo assim ferido e a sangrar, o Jorge só perguntava se a filha estava bem", disse ao CM Maria do Céu, a primeira pessoa a chegar ao local. O condutor, um emigrante em França, de cerca de 70 anos e residente em Amares, foi identificado pela GNR.
O condutor do autocarro, assim como a cunhada das vÃtimas, que nada sofreu, são as únicas testemunhas.
Fonte: CM