Desconvocada Greve nos Bombeiros Voluntários de Ermesinde - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 6 de março de 2015

Desconvocada Greve nos Bombeiros Voluntários de Ermesinde

Foi desconvocada a greve nos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, marcada para os dias 11, 12 e 13 de Março. O Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (SNBP) cancelou o pré-aviso de greve dos bombeiros profissionais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde depois de ter sido agendada uma reunião no próximo dia 12 de Março, com a mediação do Ministério do Trabalho.

Álvaro Vilar, secretário coordenador do Secretariado Regional do Norte do Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais, em declarações ao VERDADEIRO OLHAR, explicou que “após o pré-aviso de greve o Tribunal do Trabalho considerou importante que se realizasse uma reunião entre as partes, com a mediação do Ministério do Trabalho, de forma a tentar alcançar um consenso na defesa dos direitos dos trabalhadores”. A sugestão, diz, foi aceite de imediato pelo sindicato que, acrescentou, esteve desde sempre aberto a negociações com a direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde.

A reunião tripartida foi agendada para o próximo dia 12 de Março. Facto que levou, então, à suspensão do pré-aviso de greve e desconvocação da paralisação dos profissionais desta corporação de bombeiros. Álvaro Vilar acredita que com estas negociações “tudo se resolverá e se chegará a um consenso que salvaguarde os direitos dos trabalhadores”. Recorde-se que bombeiros assalariados desta associação humanitária protestam contra o incumprimento do horário de trabalho semanal de 40 horas; contra a inexistência de uma carreira profissional; contra a inexistência do pagamento do trabalho suplementar, noturno e em dias feriados e contra a carga de horário excessiva e não regulamentada. Se o consenso não for alcançado, a greve continua a ser uma possibilidade.

 Associação Humanitária descarta assinatura de Acordo de Empresa

Jorge Videira, presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, ao nosso jornal explicou que recebeu hoje, sexta-feira, o ofício da direcção do Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais desconvocando a greve e a notificação do Ministério do Trabalho para uma “reunião de conciliação” para o próximo dia 12 de Março. “Estamos abertos à reunião”, disse, deixando claro que “está fora de questão a assinatura do acordo de empresa”. “Só aceitamos o Acordo de Empresa quando este for acordado pela Liga Portuguesa de Bombeiros e pelas associações de bombeiros voluntários”. Quanto aos argumentos para o anunciado protesto, como publicado, são refutados pela direcção. Jorge Videira lamenta ainda que tenha havido o pré-aviso de greve “porque só manchou a associação humanitária”.

Fonte: Verdadeiro Olhar