Foram mobilizados mais de 50 voluntários para a operação de emergência no seguimento da recente queda de avião na área de Digne-les-Bains, nos Alpes Franceses, no sul de França.
A Cruz Vermelha Francesa (CVF) solicitou o apoio às suas congéneres na Alemanha e Espanha, para efetuar o apoio emocional e psicológico àqueles que perderam os seus entes queridos no acidente aéreo.
Em resposta a este pedido deslocaram-se ao local do acidente equipas de apoio psicossocial vindas de Espanha e Alemanha, para prestar apoio aos cerca de 800 familiares de vítimas que eram esperados.
O Airbus320 da Germanwings partiu do aeroporto de Barcelona “El Prat” no dia 24 de Março, com destino a Düsseldorf, levando 150 pessoas a bordo.
“Estamos chocados com este acidente e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para apoiar todos aqueles que foram afectados” – refere Rudolf Seiters, Presidente da Cruz Vermelha Alemã, enquanto 5 voluntários da sua Sociedade Nacional, especializados no apoio psicossocial partem para França.
Numa recente conferência de imprensa, Seiters referiu a importância do apoio psicossocial e que o trabalho com os mais próximos das vítimas tem vindo a ser uma prioridade nas actividades da Cruz Vermelha Alemã nos últimos anos.
Da CV Espanhola, viajaram 9 voluntários da região da Catalunha para o local do acidente. No próprio dia do acidente, foram mobilizados 30 voluntários para prestar apoio aos familiares e amigos que se deslocavam ao aeroporto de Barcelona para saber informações.
Para além do apoio directo aos familiares e amigos das vítimas, as sociedades nacionais Francesa, Alemã e Espanhola têm como prioridade a sensibilização dos colaboradores de emergência médica e polícia, de como lidar com os aspetos psicossociais da crise que todos enfrentam.
Fonte: Cruz Vermelha Portuguesa