Bombeiros Vão ter um Centro de Simulação e Realidade Virtual - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 31 de março de 2015

Bombeiros Vão ter um Centro de Simulação e Realidade Virtual

No ano em que celebra vinte anos, a ENB inaugurou na sua sede, em Sintra, o Centro de Simulação e Realidade Virtual.

A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, do embaixador da Holanda, do presidente da Câmara Municipal de Sintra e de representantes das principais entidades dos sectores da Segurança, Proteção e Socorro.

A aposta nesta nova ferramenta formativa é sustentada na experiência das principais escolas europeias de bombeiros e nos resultados alcançados ao nível da melhoria das competências de gestão operacional e no reforço da segurança dos bombeiros em operação.

A formação desenvolvida neste novo Centro incidirá essencialmente na gestão de operações, possibilitando aos formandos treinar o processo de tomada de decisão em diferentes contextos operacionais e de complexidade variável. Razão pela qual, os principais destinatários deste Centro sejam os oficiais bombeiros e elementos do quadro de comando, bem como os elementos que atinjam o topo da carreira de bombeiro com a promoção à categoria de chefe.

O Centro foi instalado no antigo ginásio existente na Quinta do Anjinho, um edifício que foi totalmente reconfigurado como uma estrutura exclusivamente dedicada para o efeito: cinco cabines e um posto de comando, por duas salas de simulação virtual, um posto de coordenação e, por fim, uma sala multivítimas. São infraestruturas que replicam um posto de comando e diferentes localizações físicas numa ocorrência, os formandos serão sujeitos a um conjunto de experiências de aprendizagem em cenários, cuja complexidade técnica e risco para a segurança dos próprios operacionais (incêndios urbanos, incêndios industriais, acidentes com matérias perigosas, acidentes multivítimas), não permitem ou desaconselham a sua reprodução em ambiente real.