Comunidade Intermunicipal justifica atraso com providências cautelares das empresas que ficaram de fora do concurso.
Doze corporações de bombeiros do distrito de Bragança receberam ontem equipamento de protecção resistente ao fogo. O material foi adquirido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes através de uma candidatura no valor de cerca de 175 mil euros financiada pelo Fundo de Coesão.
Esta entrega chegou a estar prevista para o ano passado, mas problemas com as empresas envolvidas no concurso atrasaram este processo.
“Nomeadamente recursos e providências cautelares por parte das empresas que não ganharam e por isso já devia ter sido entregue no ano passado, em Julho, e acabou por ser só entregue este ano”, justifica o presidente da CIM, Américo Pereira.
Para os bombeiros, estes equipamentos são fundamentais para enfrentar a época de fogos. O presidente da Federação de Bombeiros do distrito de Bragança, Diamantino Lopes, acredita que este material pode ajudar a poupar vidas no combate a incêndios florestais. “Algumas das perdas podiam ser evitadas se os homens estivessem bem equipadas. Esperamos que este equipamento os proteja mais do que aquele equipamento que existia até agora. Por isso, ficamos muito satisfeitos, porque estamos a contribuir para um aumento da protecção dos homens”, defende Diamantino Lopes.
Fonte: Jornal do Nordeste