A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Murtosa (AHBVM) e a Câmara Municipal da Murtosa assinaram um protocolo de cooperação, no âmbito da protecção civil municipal, para o ano de 2015, que prevê a transferência de 50.000 euros da edilidade para a corporação.
Este protocolo vem na sequência dos já celebrados nos anos anteriores, e visa dotar Bombeiros de meios financeiros que lhes permitam fazer face àquilo que é a sua intervenção no domínio da protecção civil no Concelho, na medida em que, nesta matéria, os Bombeiros estão na primeira linha de acção, na defesa de vidas e bens.
Ao abrigo do protocolo, os Bombeiros comprometem-se a assegurar, com plena eficácia, a disponibilidade da sua central de comunicações, 24 horas por dia, todos os dias do ano; a cooperar, no âmbito da protecção civil, nos domínios do alerta, intervenção, apoio e socorro; a disponibilizar uma sala para a CMOEPC e a receber e encaminhar, para os serviços da CMM, os pedidos respeitantes a anomalias na via pública, iluminação pública e redes de águas pluviais, durante os fins de semana e feriados e ainda fora da horas normais do expediente dos serviços Municipais.
Englobado no protocolo estão, igualmente, a presença de uma ambulância, com respectiva tripulação, na Praia da Torreira, durante a época balnear e o transporte de utentes da CERCIVAR, todos os dias úteis, no período lectivo.
Para além da contrapartida financeira de 50.000 euros, a autarquia assume, nos termos legais, os encargos com o seguro de acidentes pessoais dos elementos que integram a AHBVM e seu corpo de Bombeiros.
Fonte: Local.pt