Apresentação Pública do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF 2015) - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 30 de março de 2015

Apresentação Pública do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF 2015)


Decorre esta 2.ª feira, 30 de março, pelas 17:30 horas, na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em Carnaxide, uma conferência de imprensa para apresentação do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF/2015), presidida pela Ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues.

A apresentação estará a cargo do Comandante Operacional Nacional, José Manuel Moura, que fará não só a apresentação do dispositivo planeado para a época de incêndios florestais deste ano, mas também uma explicação sobre as principais alterações, em termos de meios e organização, previstas para a campanha deste ano.

A conferência de imprensa será antecedida por uma reunião extraordinária da Comissão Nacional de Proteção Civil para apreciação e aprovação da Diretiva Operacional Nacional nº 2 (DON-DECIF/2015), documento de planeamento e de organização operacional deste Dispositivo.

A Comissão Nacional de Proteção Civil é composta por delegados dos ministros responsáveis pelos setores da defesa, justiça, ambiente, economia, agricultura e florestas, obras públicas, transportes, comunicações, segurança social, saúde e educação. 

Dessa comissão fazem ainda parte representantes da Associação Nacional de Municípios Portugueses e da Associação Nacional de Freguesias, bem como representantes da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais. Participam ainda na Comissão representantes do Estado-Maior-General das Forças Armadas, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia de Segurança Pública, da Polícia Judiciária, do Gabinete Coordenador de Segurança, da Autoridade Marítima, da Autoridade Aeronáutica e do Instituto Nacional de Emergência Médica.