A autoridade chilena decretou este sábado o alerta vermelho devido a um gigantesco incêndio em La Pólvora, na região de Valparaíso, que não pôde ser controlado, e obrigou à retirada de dezenas de pessoas das suas casas.
O Serviço Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em castelhano) atribuiu o alerta vermelho à ameaça que o fogo constituiu para as habitações, torres de alta tensão, infraestruturas críticas e a autoestrada 68, que liga Valparaíso à capital, Santiago.
As autoridades regionais lançaram um alerta para os condutores evitarem aquela via de comunicação, por estar cortada pelas chamas, devido ao forte vento na zona,
"Devem-se seguir caminhos alternativos", afirmou o intendente Ricardo Bravo, em declarações à CNN Chile.
Entretanto, o diretor do Onemi de Valparaíso, Maurício Bustos, disse aos jornalistas que o incêndio, cuja imensa coluna de fogo se pode observar desde muito longe, é "complexo".
Em abril de 2014 ocorreu um incêndio em Valparaíso que, em quatro dias, consumiu mais de 10 mil hectares, causando a morte a 15 pessoas e desalojando 12 mil. O governo está a investir 510 milhões de dólares (486 milhões de euros) na reconstrução da área afetada.
Fonte: JN