Saúde Corta Mais de 400 Milhões - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Saúde Corta Mais de 400 Milhões


O Ministério da Saúde cortou, no ano passado, 417 milhões de euros na despesa com a aquisição de bens e serviços da Administração Central, 396,2 milhões dos quais dizem respeito ao funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), revelam os dados da síntese da Execução Orçamental relativa a dezembro de 2014, divulgada no fim de semana. 

Segundo a mesma fonte, em 2013, a despesa total em bens e serviços na Saúde foi de 7749,2 milhões de euros e, em 2014, de 7331,8 milhões de euros, ou seja, menos 417 milhões (-4,1%). Só no SNS, em 2014, a redução foi de 4% (396,2 milhões de euros). Em plena crise nas Urgências, devido ao pico de gripe, a oposição acusa o Governo de desinvestir na Saúde. O líder do PS, António Costa, referiu-se mesmo a "cortes cegos na saúde". 

Contudo, a redução da despesa com bens e serviços foi muito influenciada pelo plano de regularização de dívidas dos anos anteriores ao SNS. Em reação à crise das Urgências, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, garantiu que há financiamento para recrutamento de médicos. Mas há concursos lançados que não se concretizam por falta de autorização das Finanças. 

No último ano, Governo reduziu o número de camas nos serviços de saúde públicos (cerca de 900), mas, após a crise nas Urgências, anunciou que serão adquiridas mais 600. Todavia, os números da execução orçamental trazem boas notícias, como, por exemplo, o facto de a cobrança de taxas moderadoras se ter reduzido em 20 milhões de euros: 102 milhões de euros em 2013, contra 82,9 milhões em 2014 (-19,4%).

Fonte: CM