Salva da Morte por Bombeiro - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Salva da Morte por Bombeiro

José Santos, 23 anos, atirou-se à água para resgatar vítima de queda no Fosso da Muralha.

A atitude corajosa de José Santos, o bombeiro de Peniche que no sábado salvou uma mulher de morrer afogada, deixou sensibilizados os moradores que assistiram ao salvamento. 

"Ele nem pensou. Viu que estava uma vida em perigo e atirou-se à água", conta Carlos Tiago, um habitante de Peniche que assistiu a tudo. José Santos, de 23 anos, ia a passar com outros colegas dos Bombeiros de Peniche quando a mulher caiu à água, num braço do mar, numa zona que é conhecida por Fosso da Muralha. 

Quem assistiu à situação só viu o jovem a correr na direção do local onde a mulher tinha caído, tendo conseguido resgatar a vítima com vida. O bombeiro tinha acabado de chegar ao local com os colegas. Tinham estado de serviço e dirigiam-se para um restaurante onde iam almoçar. Ao aperceber-se da queda, não hesitou e lançou-se rapidamente à água. Os restantes bombeiros que o acompanhavam ajudaram nas operações de socorro. 

"Ele também esteve em perigo porque é uma zona de risco, mas nem pensou. Entrou na água e trouxe a senhora de volta", conta Carlos Tiago, que elogia o ato heroico do bombeiro: "Penso que fez muito bem. Precisávamos de mais homens assim neste País." José Santos é bombeiro há cerca de cinco anos na corporação de Peniche. Quem o conhece diz que "vive intensamente aquilo que faz." Carlos Tiago, amigo da família do jovem bombeiro, diz que José Santos "está muito ligado ao mar" e conhece bem a zona onde ocorreu a queda, o que contribuiu para o sucesso do resgate. A mulher que foi salva pelo bombeiro tem 38 anos e reside em Peniche. 

Quando foi resgatada apresentava sinais de hipotermia e foi transportada para o hospital de Peniche, referiu na altura ao CM fonte dos bombeiros. Foi entretanto transferida para o serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Fonte: CM