Manuel Silva, bombeiro em Barcelos há 25 anos, não vai esquecer o dia de ontem.
No dia em que completou 54 anos, ajudou uma bebé a nascer em casa, em Barqueiros. Carlos Ferraz, o outro tripulante da ambulância, não escondeu ter ficado "nervoso." Mãe e bebé estão bem de saúde.
"Ainda tentámos levar a mãe para a ambulância, mas as contrações eram cada vez mais fortes e a Leonor teve mesmo de nascer em casa", contou ao CM, animado, Carlos Ferraz, de 34 anos, bombeiro em Barcelos há 16. Carlos Ferraz e Manuel Silva foram os parteiros de serviço. Leonor só devia nascer no início do próximo ano, mas não aguentou esperar. Ontem de manhã, a mãe, Ielva Maria, de 36 anos, sentiu contrações fortes.
O marido, que tinha chegado da Suíça no sábado para as festas de Natal, ligou em aflição para os bombeiros. Mas quando a equipa de socorro chegou, teve de assistir o parto em casa da família. "A menina nasceu na sala, com o pai e uma tia a assistir", contou ao Correio da Manhã Manuel Silva. A irmã de Leonor, de 6 anos, esperou no quarto ao lado e teve oportunidade de ver a bebé assim que esta nasceu.
Mãe e bebé foram depois transportadas para o hospital de Braga e estão bem de saúde.
Fonte: CM