O INEM fez chegar ao jornal O Ribatejo a listagem, atualizada à data desta segunda-feira, dos equipamentos de desfibrilhação automática externa (DAE) no distrito de Santarém.
Desde julho – data da lista que publicámos na última edição – , e até agora foram licenciados mais 16 DAE no distrito, aumento para o qual contribuiu significativamente a cadeia Continente que equipou os seus 8 hipermercados com estes dispositivos que salvam vidas.
De salientar que o Decreto-Lei 184/2012 veio tornar obrigatória, até setembro de 2014, a instalação de equipamentos de DAE nos locais mais frequentados pelo público.
Segundo o INEM, existem, à data de hoje 27 equipamentos de DAE no distrito de Santarém, no âmbito do licenciamento de Programas de DAE.
De recordar que de acordo com o Decreto-Lei 188/2009 de 12 de agosto, dependem de licença, a instalação e utilização de equipamentos de DAE em ambulâncias de socorro ou transporte tripuladas por operacionais não pertencentes ao INEM e em locais de acesso ao público.
Para além destes 27 equipamentos de DAE em espaços públicos, afetos a Programas licenciados pelo INEM, existem ainda os DAE afetos ao próprio Programa de DAE do INEM.
Neste âmbito, o INEM contabiliza, “à data de hoje, 29 DAE que funcionam em ambulâncias de socorro que constituem Posto de Emergência Médica (PEM) ou Posto Reserva do INEM, ou ainda em ambulâncias próprias dos corpos de bombeiros, cujos equipamentos de DAE foram integrados no programa de DAE do INEM, como é o caso dos BV Abrantes”.
Assim, segundo o INEM, “existem atualmente 56 equipamentos de DAE no distrito de Santarém”.
De salientar que se uma pessoa sofrer uma arritmia do coração e for assistida até aos 9 minutos, tem uma possibilidade de sobrevivência de 80%.
Ao fim de 10 minutos, a probabilidade de morte é de 100%. Daí a importância de existirem DAE em locais públicos.
Um DAE corrige o ritmo do coração. São colocados sensores aderentes no peito da vítima. Os elétrodos enviam informação sobre o ritmo cardíaco da pessoa para um computador no DAE, que analisa se é necessário um choque.
Em combinação com a RCP (ressuscitação cardiopulmonar), um DAE dá a melhor hipótese para um leigo ajudar uma vítima de paragem cardíaca até chegar um profissional de saúde.
Fonte: Oribatejo