Exercicio Canoa 2014 em Valada foi um Sucesso - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 14 de dezembro de 2014

Exercicio Canoa 2014 em Valada foi um Sucesso

A localidade de Valada, Cartaxo foi o cenário escolhido para montar o Centro Táctico de Comando da Protecção Cívil (CETAC) para se realizar o exercício Canoa 2014, organizado pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém. 

Este exercício decorreu no rio Tejo, entre a Ponte Rainha Dona Amélia e a Palhota/Escaroupim, nos concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos. Treinar a capacidade de resposta dos Agentes de Proteção Civil do distrito de Santarém e distritos limítrofes, baseando-se nos princípios do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, em situação de Cheias na Bacia Hidrográfica do Rio Tejo, eram os principais objetivos do exercício.

Foram testados seis cenários e todos eles tinham como intuito testar a resposta dos vários meios e como se comportavam e interagiam entre si para resolver uma determinada situação. Isolamento, busca e resgate, incêndio urbano, mergulho, conflito legal e um acidente de viação foram os cenários escolhidos, sendo que o último cenário envolveu a maioria dos agentes da protecção civil que participaram no exercício.

Neste exercício estiveram diretamente envolvidos os Corpos de Bombeiros Voluntários e Municipais, dos distritos de Santarém, Portalegre, Leiria e Castelo Branco, a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), o Instituto da Segurança Social (ISS) e a Força Especial Bombeiros (FEB) da ANPC. Participaram ainda em várias ações de acompanhamento, observação e apoio, a Agência Portuguesa do Ambiente e Câmaras Municipais, através dos respetivos Serviços Municipais de Proteção Civil.

Testemunhos de transiundos de Valada que assistiram a alguns exercícios

“Eu acho muito bem que se façam este este tipo de exerício porque assim, as pessoas podem aprender alguma coisa pois, pode acontecer alguma coisa, e quando acontecer, se acontecer, a pessoa já está dentro do assunto” referiu Fátima Catarino a “O Mundo Jornalismo” enquanto assistia ao decorrer do exercício mergulho que constia em salvar uma pessoa que caiu ao rio após um despiste.

Números e meios envolvidos no exercício

No total, neste exercício estiveram envolvidas 257 pessoas e cerca de 62 meios entre eles a GNR, os bombeiros, INEM e a Segurança Social que com este exercício testaram a sua capacidade de resposta nos vários cenários criados.

Mário Silvestre, Comandante Distrital de Operações de Socorro de Santarém

Em declarações, ao nosso site após um pequeno briefing com os principais órgãos, envolvidos neste exercício Canoa 2014, referiu que “o balanço que faço deste exercício é extremamente positivo. Os principais objetivos deste exercício foram todos atingidos e em alguns deles muito bem atingidos e portanto, todas as instituições que estiveram envolvidas estão de parabéns”.

Fonte: Mundo Jornalismo