Um casal foi esta terça-feira à tarde vítima de um acidente em Armação de Pêra, concelho de Silves, no Algarve.
O homem, com 70 anos, e a mulher, de 60 anos, caíram num buraco de três metros no passeio provocado pelo abatimento de uma conduta de água.
O casal caíu por volta das 15h00 num buraco na Rua D. João II, tendo a mulher sido resgatada primeiro e o homem, que ficou soterrado até à cintura, apenas duas horas depois da queda, numa operação dificultada pelo terreno arenoso, segundo a Proteção Civil. No local estiveram nove veículos e 24 operacionais dos bombeiros. Os Bombeiros Voluntários de Silves, acompanhados por uma equipa de bombeiros de Albufeira, especializada em operações de salvamento, estavam, pouco antes das 17h00 desta terça-feira, a proceder a manobras para salvar o homem.
A outra vítima já tinha saído do buraco e fora encaminhada para o Hospital de Portimão. Fonte da Proteção Civil disse que o casal caiu num "buraco com cerca de três metros de profundidade". Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, uma das pessoas já foi retirada e transportada para o Hospital de Portimão, mas "uma equipa de Grande Ângulo dos Bombeiros de Albufeira, especializada nestes casos, está agora a tentar retirar a segunda vítima". De acordo com a mesma fonte, a queda terá sido provocada por uma conduta de água que abriu e abateu. Em entrevista à CMTV, a dona de uma papelaria local confirmou que as duas vítimas, clientes habituais do estabelecimento, são de nacionalidade portuguesa.
Operação de salvamento em direto na CMTV Por volta das 17h15 o homem foi retirado do buraco pelos bombeiros, com apoio de uma grua. Quando já se encontrava imobilizada numa maca, a vítima foi imediatamente transportada para dentro de uma ambulância do INEM, numa operação que durou, sensivelmente, cinco minutos. Segundo fonte do CDOS de Faro, a mulher deu entrada na unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve "apenas com escoriações", enquanto o homem, "que estava soterrado pela altura da cintura", "estava consciente" durante a operação de resgate e também foi encaminhado para a mesma unidade hospitalar. Segundo fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o homem apresentava queixas na região dorsal e abdominal.
A CMTV, canal 8 do MEO, acompanhou em direto todas as incidências deste salvamento, em Armação de Pêra, no Algarve. Autarquia diz que as ruturas "são frequentes" no concelho A presidente da Câmara de Silves, Rosa Palma, explicou que o episódio ocorreu nas proximidades de um local onde já estava sinalizada uma rutura nas condutas de água.
"A escorrência de água poderá ter feito com que ficasse mais sensível o solo", observou a responsável, que admite que as ruturas nas condutas de água no concelho são frequentes. Segundo a presidente da autarquia, está a ser preparado um levantamento das zonas com ruturas reincidentes em Silves.
Contudo, as possibilidades financeiras da autarquia não permitem a substituição imediata de toda a rede, pelo que a opção será uma substituição faseada, concluiu.
Fonte: CM