Caçador Atingido por Disparo da Própria Arma - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Caçador Atingido por Disparo da Própria Arma

Um dia de caça acabou mal para António Filipe Barbosa, de Cabeça Santa, Penafiel. O electricista de 37 anos caiu quando percorria os montes da freguesia vizinha de Pinheiro. Mas, pior do que isso, foi atingido por um disparo da sua própria arma.

Levado para o hospital, foi operado a uma das pernas, mas já não corre risco de vida.

Tudo isto aconteceu na manhã da última segunda-feira.

Um grupo de cinco amigos cumpriu, na passada segunda-feira, um hábito que vinha a ficar cada vez mais enraizado. Às primeiras horas da manhã, saíram de casa e percorreram os montes da freguesia de Pinheiro, local onde é permitido caçar. Entre eles estava António Filipe Barbosa e José António Neves. “Saímos de casa pelas 8h00. Fui eu que fui buscar o Filipe a casa. Já é habitual irmos caçar em grupo”, conta José António Neves.

E numa manhã marcada pelo frio, mas sem chuva, nada fazia prever o que aconteceu pouco depois das 10h00. “Ele [António Filipe Barbosa] estava em cima de uma pedra à espera dos coelhos. Mas o cão assinalou outro local e ele saltou para mudar de sítio. Nesse momento, caiu e a arma disparou”, diz. “Foi um acidente”, garante ainda José António Neves.

O disparo atingiu a perna do electricista de 37 anos, provocando-lhe um ferimento grave. Em pânico, os amigos depressaram pediram ajuda, mas os maus acessos ao local atrasaram a chegada dos Bombeiros de Entre-os-Rios. “A ambulância teve de ser puxada por um jipe. Os caminhos eram muito maus”, descreve o amigo e vizinho da vítima.

O homem residente em Cabeça Santa ainda foi assistido pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação, entretanto accionada pelo socorrista dos bombeiros. Posteriormente, foi transportado para o Hospital Padre Américo em estado considerado grave. “Pensávamos que ia ficar sem a perna”, lembra o companheiro de caça. António Filipe Barbosa foi, ainda na tarde de segunda-feira, operado, mas não teve de amputar a perna.

Casado e com um filho, este homem residente em Cabeça Santa é visto como um caçador experiente. A caça era um passatempo que cultivava há vários anos.

Fonte: Verdadeiro Olhar