Activado Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Activado Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) activou, no dia 1 de Dezembro, o Plano de Operações Nacional da Serra da Estrela (PONSE).

“O maciço central da Serra da Estrela concede uma paisagem única aos milhares de turistas que, nesta época do ano, são atraídos pelas características próprias deste espaço natural. 

Este afluxo de visitantes leva a ANPC a planear e operacionalizar, anualmente, um dispositivo conjunto específico para assegurar uma resposta eficaz e eficiente no âmbito da protecção e socorro, que atua sob a orientação de um PONSE”, refere a ANPC em comunicado publicado na sua página na Internet.

Integram este dispositivo os Corpos de Bombeiros dos distritos de Castelo Branco (Covilhã) e Guarda (Loriga, São Romão, Gouveia, Seia e Manteigas), o Grupo de Resgate em Montanha da Força Especial de Bombeiros (FEB) da ANPC, e ainda o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR.
“A activação do PONSE, no dia 1 de Dezembro, pressupõe a unidade de comando e controlo de toda a prevenção e resposta, o incremento do nível de preparação das entidades acima referidas para os diferentes cenários de risco previamente considerados, e a sua pronta mobilização em caso de necessidade”, é justificado.

A ANPC disponibiliza ainda, na sua página na Internet (www.http://www.prociv.pt) algumas recomendações, a ter em conta antes da viagem, a todos quantos pretendam visitar a Serra da Estrela neste período do ano. Em caso de emergência, os cidadãos devem contactar o 112 - Número Nacional de Emergência.

Fonte: Jornal da Guarda