Eram 11H35 quando soou a chamada de socorro na central da Scutvias, na Lardosa: "um choque entre duas viaturas ligeiras de passageiros provocou um incêndio de uma das viaturas dentro do Túnel da Gardunha, no sentido ascendente (sul-norte).
O Alerta aponta para três vítimas dentro do túnel...
Prontamente são acionados os meios de socorro e de combate às chamas, envolvendo as equipas do INEM dos Bombeiros, da Proteção Civil e das Forças de Segurança, além de todo o dispositivo da Scutvias.
As primeiras equipas a chegar, Bombeiros e INEM, atacam o sinistro e criam condições de estabilização das três vítimas dentro do túnel e num cenário repleto de fumos, retirando as vítimas para o exterior para tratamento adequado.
Entretanto a GNR procede à segurança do local, desviando o trânsito e permitindo a abertura de um corredor para as viaturas de emergência e socorro.
Começam a chegar ao local as viaturas de bombeiros de combate a incêndio que aguardam a evacuação das vítimas do interior do túnel e a consequente extração de fumos para poderem entrar no interior.
Dentro do Túnel a visibilidade é praticamente nula devido aos fumos, mas a grande ajuda advém da iluminação led-verde que baliza as paredes da estrutura... as indicações vão sendo dadas pelo comando de operações através da megafonia existente no túnel, as cornetas sonoras que se encontram instaladas nas paredes laterais.
A situação começa a estabilizar e o acidente fica controlado, procedendo às limpezas necessárias para reabertura ao trânsito.
Desta vez era a fingir... era um SIMULACRO para testar a operacionalidade e o plano de emergência do Túnel da Gardunha...
No final os observadores analisaram os pormenores da operação para apontar os erros ao funcionamento da estrutura e de sinalização e a a operacionalidade dos recurso e meios humanos envolvidos na operação para que um dia, quando acontecer, se possa dar a melhor resposta em caso de sinistro.
Fonte: Beira Baixa TV