A ajuda humanitária a Cabo Verde conta com uma missão das Nações Unidas (UNDAC – United Nations Disaster Assessment Coordination Team) que está a apoiar o Governo local no acompanhamento da situação de emergência e a avaliar as necessidades de socorro e assistência internacional.
No terreno, integrando a missão da UNDAC, encontra-se a Comandante Operacional Distrital de Setúbal, Patrícia Gaspar, na qualidade de perita do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Ontem, ainda, regressaram a Lisboa vindos da Ilha do Fogo, Cabo Verde, os dois elementos da estrutura operacional da ANPC – o Adjunto de Operações Nacional, Carlos Guerra, e o Comandante Operacional do Agrupamento Distrital do Centro Sul, Joaquim Chambel – que acompanharam o transporte e a entrega às autoridades cabo-verdianas das ambulâncias doadas pelas Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Constância e de Cernache do Bonjardim.
Além destas viaturas de emergência, Portugal já enviara anteriormente outros bens necessários às populações afetadas pela erupção vulcânica. Além da coordenação geral e do envolvimento no terreno dos referidos elementos da ANPC, as Forças Armadas – nomeadamente a Força Aérea e a Marinha – empenharam também meios humanos e logísticos (Fragata e C-130) nas operações de socorro e no transporte de bens.