Vizela: Direção Não Tenciona Reconduzir Comandante - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 22 de novembro de 2014

Vizela: Direção Não Tenciona Reconduzir Comandante

Não é intenção da Direção da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela (RAHBVV) reconduzir Paulo Oliveira no cargo de Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vizela (BVV). Este foi o assunto em destaque na Assembleia Geral Ordinária da RAHBVV realizada esta noite.

Fez-se silêncio na sala quando João Ilídio Costa, presidente da RAHBVV, enquanto fazia a sua exposição sobre o Plano e Orçamento para o ano de 2015, deu conta desta situação. 

Lê-se neste documento que “quando chegados ao final da comissão de serviço do Sr. Comandante Paulo Oliveira, em março de 2015, e dentro das determinações regulamentares conferidas à Direção para o efeito, não é intenção da Direção reconduzi-lo no cargo e função”. 

Esta intenção é justificada pela Direção por não terem sido atingidos alguns objetivos. Lê-se no Plano e Orçamento do próximo ano que “(…) avaliação que, como se pretende, deverá ser efetuada com base em critérios estritamente objetivos e concernentes à respetiva capacidade para o exercício do cargo, designadamente no que respeita às características de liderança, plano estratégico, de formação de Bombeiros, à capacidade de criação de equipas de trabalho, de união do Corpo, de delegação de responsabilidades, à ação de formação e promoção dos bombeiros em tempo e à sua motivação geral”. “(…) São estes critérios, objetivos e finalidades que, no entanto, no entendimento desta Direção não foram atingidos”.

O presidente da RAHBVV recusou prestar declarações sobre este assunto à Rádio Vizela, mas durante a sessão, até porque foi questionado por alguns associados, abordou o tema. João Ilídio Costa mostrou desagrado por ter passado para a Comunicação Social, em abril deste ano, a informação de que o Comandante, Paulo Oliveira, seria dispensado dos seus serviços em 2015. João Ilídio Costa entende que ao entregar esse documento ao Comandante lhe estaria a dar uma segunda oportunidade de cumprir os objetivos, contudo, admitiu, de lá até agora a situação piorou. O presidente da Direção reforçou que esta intenção não tem nada de pessoal e que se trata apenas de uma avaliação de resultados e de desempenho.

Sobre este assunto, Rogério Caldas, ex-Comandante dos BVV, referiu que a sua amizade com Paulo Oliveira “ainda causa engulhos a muita gente” e que deveriam ser apresentados motivos gravosos para a não recondução do atual Comandante.

Paulo Oliveira afirmou não entender por que razão são aprovados por unanimidade votos de louvor à Direção, extensivos ao Comandante e ao Corpo de Bombeiros, pelo trabalho realizado e de repente tudo muda. “Alguma coisa não bate certo”, disse o Comandante na sessão.

Paulo Oliveira entendeu a comunicação da Direção, nos inícios deste ano, como sendo “uma ameaça” e um “condicionamento” do seu trabalho. No final da Assembleia Geral, à Rádio Vizela, Paulo Oliveira garantiu que não vai pôr o seu lugar à disposição, porque entende que os mandatos são para cumprir, e esclareceu que se sente injustiçado.

Manuel Marques, sócio da RAHBVV, questionou João Ilídio Costa se este estará com alguém em mente para assumir o cargo de Paulo Oliveira a partir de março de 2015. Para o presidente é uma precipitação falar nisso nesta altura e deu o exemplo de Viatodos. Segundo João Ilídio Costa, “Viatodos esteve sem Comandante durante cerca de dois anos e não morreu ninguém”. “As coisas têm de ser tratadas na altura certa”, disse.

Na Assembleia Geral foi aprovado por maioria, com quatro abstenções, o Plano de Atividades e Orçamento para 2015. Os principais investimentos são na aquisição e reparação de viaturas, no novo edifício de apoio às viaturas e manutenção, no museu, nas camaratas e na requalificação da parada. A RAHBVV projeta para o final deste ano um resultado de 105.043,52 euros e para o final de 2015 um resultado de 30.553,77 euros.

Fonte: Radio Vizela