Elementos da Força Especial Bombeiros da ANPC, militares do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, Bombeiros Sapadores de Setúbal participaram, entre os dias 3 e 7 de novembro, num workshop de busca e resgate em estruturas colapsadas que visou a uniformização de procedimentos nesta área do socorro.
O workshop “Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas”, com treinos no quartel dos Sapadores de Setúbal, na Serra da Arrábida e em unidades industriais abandonadas, envolveu de cerca de 45 participantes, 13 oriundos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, 30 dos GIPS da GNR e 5 da Força Especial de Bombeiros da ANPC.
No decorrer da iniciativa, desenvolveram operações de escoramento de edifícios, demolições, corte e perfuração de estruturas, trabalhos de desencarceramento em viaturas e exercícios de extração de vítimas em espaços confinados. O objetivo foi o de testar as capacidades das equipas, constituídas pelas três forças em conjunto, aumentando desta forma a capacidade operacional. A componente prática da ação teve lugar na Serra da Arrábida e em algumas unidades industriais abandonadas em Setúbal.