Três famílias foram realojadas em casa de familiares. Autarquia faz balanço dos prejuízos.
A aldeia de Courelinhas, na freguesia do Couço, Coruche, foi anteontem à noite afetada por um tornado que provocou danos em várias habitações, carros e arrancou árvores. Três famílias tiveram de ser realojadas em casa de familiares, mas regressaram durante o dia de ontem às suas habitações.
De acordo com Luís Fonseca, comandante dos Bombeiros Municipais de Coruche, "o alerta foi dado às 20h50. As coberturas e fachadas de nove habitações ficaram destruídas e três veículos sofreram danos. Trata-se de um povoação pequena, com 12 habitantes. Houve pessoas que ficaram assustadas e em pânico, mas não houve vítimas a lamentar".
O rasto de destruição, que se estendeu ao longo de nove quilómetros, provocou ainda a destruição das linhas de telecomunicações e de fornecimento de energia. "Ao longo da madrugada e de todo o dia [de ontem], procedemos aos trabalhos de limpeza e colocação provisória de toldos, plásticos e telhas nas casas", acrescentou o comandante Luís Fonseca. A Câmara de Coruche já garantiu que está a fazer "um levantamento exaustivo dos prejuízos e dos apoios a prestar à população".
Na zona de Braga, de manhã, uma tempestade de granizo obrigou ao corte da A3, durante mais de meia hora. No centro, a EN2 esteve cortada entre a Sertã e Pedrógão Grande várias horas, devido ao desmoronamento de uma barreira.
Fonte: CM