Proteção Civil da Madeira Apenas com Registo de Quedas de Árvores - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Proteção Civil da Madeira Apenas com Registo de Quedas de Árvores

No aeroporto, movimento decorre com normalidade.

A costa norte da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso vermelho para agitação marítima e laranja para vento, mas o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros da Madeira registou apenas diversas quedas de árvores.

Segundo fonte do SRPCB, durante a noite a intervenção dos bombeiros foi apenas para cortes de árvores e desobstrução de estradas, que não causaram danos materiais significativos.

Os bombeiros da ilha do Porto Santo também tiveram uma noite calma.

Também a capitania do Porto do Funchal não tem informação de ocorrências relacionadas com o mau tempo, tendo o seu responsável adiantando que a polícia marítima tem equipas a patrulhar a costa norte.

No Aeroporto da Madeira o movimento está a decorrer com normalidade, tendo partido dois aviões programados da TAP com destino a Lisboa e Porto.

Devido ao aviso vermelho de agitação mar, a Administração dos Portos da Madeira (APRAM) aponta que cinco navios cruzeiro cancelaram as escalas que tinham programadas no porto da Madeira até domingo.

De acordo com os dados do Observatório Meteorológico do Funchal, a rajada mais forte registada foi às 07:00, no Lombo da Terça, no concelho de São Vicente, nas costa norte da ilha da Madeira, na ordem dos 129 quilómetros/hora.

As estações meteorológicas referem que nos picos mais altos da ilha o vento soprou com uma velocidade que atingiu os 123 quilmómetros, sendo que no Funchal a rajada mais forte foi de 74 quilómetros horáriosonde.

Com base nas previsões, o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a costa norte da Madeira e a ilha do Porto Santo agravou para vermelho o aviso laranja que havia emitido para agitação marítima forte, com ondas de noroeste com 7 a 8 metros, podendo atingir pontualmente os 15 a 16 metros entre as 15:00 horas de hoje até às 12:00 de sábado.

O IPMA também lançou o aviso laranja para ventos fortes, com rajadas entre os 100 e os 120 quilómetros/hora e amarelo para precipitação, podendo ocorrer períodos de chuva que por vezes forte.

Devido a estas condições meteorológicas adversas, a capitania do Porto do Funchal recomendou aos armadores das embarcações que adotem medidas suplementares de proteção, reforçando a amarração e as mantenham nos portos de abrigo.

A autoridade portuária regional aconselha também a população que adote medidas de autoproteção na orla costeira.

Por seu turno, a Proteção Civil informou ser de evitar a circulação nas zonas costeiras, incentivando a população a estar atenta às estruturas que possam existir nestes locais.

Fonte: DN