Inês tinha apenas um ano. Não resistiu à meningite e ao AVC (acidente vascular cerebral) que teve na sequência de uma convulsão.
Morreu no Hospital Pediátrico de Coimbra, onde estava internada desde domingo. "É muito triste, são situações muito delicadas, e nós temos medo", disse ontem ao CM a mãe de duas crianças que frequentam o jardim-escola João de Deus, na Figueira da Foz, onde Inês estava inscrita desde setembro. Muitos dos pais estão alarmados e alguns optaram por não levar os filhos à escola, pelo menos até ao final da semana.
Apesar de o delegado de saúde da Figueira da Foz, Fernando Lopes, garantir que este é um caso isolado, os pais estão reticentes. "As minhas filhas vão ficar em casa. Não as levo para lá até ver se aparece mais algum caso. Sei que está tudo desinfetado, mas é difícil sentir-me totalmente segura", referiu ao CM a mesma mãe, que não quis ser identificada.
O caso da pequena Inês deixou todos em choque. Tudo aconteceu muito depressa. "No sábado, a menina esteve muito bem-disposta, a brincar com o pai. No domingo começou a vomitar e os pais levaram-na ao hospital", recorda Beatriz Névoa, da direção do jardim-escola, confessando estar muito afetada com a situação. "Não consegui almoçar, nem pensar." A instituição garante que estão a ser seguidas todas as recomendações da autoridade de saúde e que não há razões para alarme. "Avisámos os pais e já desinfetámos tudo", assegura Beatriz Névoa, confirmando que muitos dos pais não têm levado os filhos.
"Há muitas crianças que não estão a vir, sobretudo as mais novas, mas também temos outras, filhas de médicos até, que não deixaram de vir à escola", conclui a responsável.
Fonte: CM