O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para laranja o aviso em sete distritos do norte de Portugal continental devido à chuva forte e persistente.
Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, que implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, entre as 12h00 e as 00h00 desta segunda-feira.
Os distritos de Braga, Viana do Castelo e Porto vão estar sob alerta laranja a partir das 12h00 de hoje até às 19h00, enquanto o de Aveiro entra em alerta pelas 14h00 e até às 21h00, sendo que Coimbra, Vila Real e Viseu, estará activo entre as 15h00 e as 00h00.
O alerta laranja em todos os distritos diz respeito às previsões de períodos de chuva forte e persistente, de acordo com o IPMA.
Em alerta amarelo estão os restantes 11 distritos de Portugal continental devido à previsão de rajadas de vento na ordem dos 80 km/hora, em especial no litoral, e de 95 Km/horas nas terras altas, até ao final do dia, além da agitação marítima prever ondas de quatro a cinco metros.
Os avisos de mau tempo levaram a que as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora e Esposende fossem hoje fechadas a toda a navegação e as da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde condicionadas.
O IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, tornando-se muito nublado ou encoberto a partir da manhã e com abertas para o final do dia.
Períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às regiões do interior, que será persistente e por vezes forte a partir da tarde, passando a regime de aguaceiros a partir do final do dia.
Quanto às temperaturas, são esperadas mínimas de 13 graus Celsius em Lisboa e Porto, máximas de 19 e 17, respectivamente, enquanto que em Faro são esperados 22º de máxima e 14º de mínimas. A cidade da Guarda será a mais fria do país, com máximas esperadas de 10 graus.
No Funchal, apesar da chuva, são esperados 24 graus de máxima, enquanto Angra do Heroísmo terá 22 de máxima e Santa Cruz, 21.
Fonte: Lusa/SOL
Sem comentários:
Enviar um comentário