Governo lança concursos para equipar bombeiros, construção e requalificação de quartéis e aquisição de viaturas.
Os proprietários de habitações vão ser responsabilizados ao nível da redução de risco de incêndios. Para isso, o Governo está a rever a lei de Segurança Contra Incêndios em Edifícios e conta apresentar uma proposta de alteração à Assembleia da República até ao final do ano.
O anúncio foi feito, na passada quinta-feira, em Bragança, pelo Secretário de Estado da Administração Interna, na abertura das Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos.
João Almeida diz que o objectivo é adequar a legislação à capacidade dos próprios proprietários, para que todos os intervenientes tenham um papel activo na prevenção de incêndios urbanos.
“O que estamos a fazer é analisar do ponto de vista prático os prazos das inspecções, os requisitos para os proprietários, no sentido de que o sistema permita a quem é proprietário cumprir aquelas que são as exigências e, portanto, cumprir o objectivo de redução do risco de incêndio, que as instalações estejam mais preparadas para uma resposta operacional adequada, mas de forma que isso seja compatível com a capacidade que os proprietários têm de cumprir essa responsabilidade”, realça o governante.
Fonte: Jornal do Nordeste