Equipa Portuguesa Junta-se às Buscas - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Equipa Portuguesa Junta-se às Buscas

Grupo Operacional de Busca e Salvamento da Póvoa de Varzim partiu ontem para os Picos

Uma semana depois, as buscas pelo montanhista português João Marinho nos Picos da Europa voltaram a revelar-se infrutíferas. 

Ontem, uma equipa do Grupo Operacional de Busca e Salvamento – composta por vários amigos do atleta, um cão (‘Marley’), um especialista em montanhismo e por dois bombeiros dos Sapadores de Gaia – partiu da Póvoa de Varzim para se juntar ao Grupo de Resgate Especial de Intervenção em Montanha, uma unidade da Guardia Civil espanhola. Hoje, os portugueses devem integrar os trabalhos.

A família de João, engenheiro de 31 anos, está revoltada por não poder acompanhar as buscas. "Está lá o irmão dele, Pedro, e a mulher, mas não conseguem sair do hotel. As autoridades têm duas reuniões por dia com eles. A última vez que falaram com o João foi através no Skype, na passada quarta-feira, dia 5", disse ao CM um familiar.

Até ao dia 4, João foi atualizando o Facebook, dia em que publicou a última fotografia do trilho, o que permitiu às autoridades perceberem em que zona estava. No computador de João, que estava no carro, e no quarto da pousada, a Guardia Civil encontrou as possíveis rotas que este iria fazer. "É uma montanha matreira e só devia ser percorrida por alpinistas experientes", disse ao CM Carlos Sá, ultramaratonista e amigo de João.

Fonte CM