Mulher de 60 anos foi atropelada e não resistiu aos ferimentos
A Estrada Nacional (EN) 106 que liga Penafiel a Entre-os-Rios fez mais uma vítima mortal. Agora foi Maria Guiomar Oliveira, de 60 anos, quem morreu depois de ter sido atropelada por um camião. A mulher, residente em São Miguel de Paredes, não resistiu aos graves ferimentos e foi declarada morta no próprio local.
O atropelamento aconteceu numa altura em que havia um grande congestionamento de trânsito e o motorista garante que não viu a vítima a tentar atravessar a rua.
Motorista garante que não viu a vítima
Passavam poucos minutos das 17h00 desta quinta-feira quando Maria Guiomar Oliveira chegou às Termas de S. Vicente num carro conduzida pelo marido. “Eu vinha no carro atrás. O marido parou a viatura e ela saiu”, conta a amiga Maria Amélia Nunes.
Segundo testemunhos recolhidos pelo VERDADEIRO OLHAR, Maria Guiomar Oliveira tentou, logo depois, atravessar a rua. “Estávamos atrás do camião. O trânsito estava parado e, segundo ouvimos dizer, a senhora colocou-se em frente ao camião para passar para o outro lado. Logo de seguida, o camião arrancou”, recordam Teresa Soares e Raquel Ferreira.
O motorista do pesado confirma esta versão. “Não vi ninguém. Arranquei e ouvi um barulho. Parei o camião e saí. Só aí é que vi a mulher deitada”, diz Manuel Silva.
Nesta altura já nada havia a fazer. “Vimos logo que ela estava morta”, afirma Teresa Soares. A comandante dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, Isaura Rocha, refere que Maria Guiomar Oliveira foi declarada morta no próprio local do acidente. Não resistiu às múltiplas fracturas e traumatismos provocados pelo camião.
Local frequente de acidentes
A EN 106 esteve cortada ao trânsito durante três horas. O tempo necessário para que os elementos do Núcleo de Investigação de Crimes em Acidentes de Viação chegasse ao local e recolhesse todas as provas.
Nesta altura, já o marido e filha da vítima tinham sido conduzidos a casa e recebido apoio dos psicólogos do INEM.
O atropelamento desta quinta-feira aconteceu a cerca de 200 metros do local onde, em 2011, uma mulher de 74 anos também morreu na sequência de um atropelamento. Este facto levanta de novo a discussão relativamente à perigosidade de uma estrada considerada o principal ponto negro da região. Só nos últimos quatro anos registaram-se na EN 106 entre Penafiel e Entre-os-Rios 537 acidentes que causaram 235 Vítimas. Destes 204 foram feridos leves, 24 foram graves e registaram-se sete mortos.
Há muito tempo que as autoridades locais exigem a construção do IC 35, via que devia substituir a actual EN 106.
Fonte: Verdadeiro Olhar