Condutores Idosos "Distraem-se" com Publicidade - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Condutores Idosos "Distraem-se" com Publicidade

As placas publicitárias nas estradas aumentam a probabilidade de os idosos terem acidentes, revela um estudo sobre fatores de distração ambientais da Universidade de Aveiro (UA), divulgado esta segunda-feira.

Os idosos memorizam menos informação, exibem tempos de reação mais longos e cometem mais erros e omissões em tarefas realizadas em ambientes que contenham distrações visuais, conclui o estudo, do Departamento de Educação da UA. O trabalho de investigação pretendeu avaliar o efeito que os "distratores ambientais" podem ter no desempenho cognitivo da população idosa, especificamente quando as tarefas envolvem estímulos visuais.

O investigador em Psicologia do Departamento de Educação da UA, Pedro Rodrigues, sugere que, no que à condução diz respeito, "pode-se prever uma maior probabilidade de acidentes nesta população quando a condução ocorre num ambiente rodoviário muito distrativo, de que é exemplo uma elevada frequência de placas publicitárias nas estradas". Esta previsão advém do facto de o estudo ter relevado maiores dificuldades dos idosos em filtrarem informações relevantes perante um ambiente mais distrativo, assim como tempos de resposta mais longos.

O estudo colocou à frente do computador 40 idosos, com idades compreendidas entre os 60 e os 95 anos, de várias instituições sociais do distrito de Aveiro, que realizaram testes de avaliação dos processos cognitivos básicos de atenção e memória.

Fonte: CM

Sem comentários:

Enviar um comentário