A Câmara de Vila Nova de Gaia inaugura domingo o novo quartel dos Bombeiros dos Carvalhos, estrutura de "terceira geração", que representou um investimento de 1,5 milhões de euros.
"Esse epíteto técnico [de quartel de terceira geração] tem a ver com o facto de aquele quartel ter um conjunto de valências que fazem parte hoje dos cadernos de encargos mais ousados e dos melhores equipamentos da área", disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia.
Segundo Vítor Rodrigues, além de ser uma zona onde estão recolhidas as ambulâncias, a nova infraestrutura é a sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos, que presta vários serviços à população, podendo vir a verificar-se "cuidados médicos" e "serviços sociais".
É por outro lado "um grande equipamento", com todas as condições para atuar em situações de socorro de emergência, combate a incêndios e apoio a serviços clínicos de transporte de doentes, "obedecendo rigorosamente a requisitos de eficiência energética".
A obra representa um investimento de 1,5 milhões de euros, tendo sido cofinanciada em 85% pelo QREN, através do Programa Operacional Valorização do Território (POVT).
O restante financiamento foi assegurado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, que cedeu também o terreno para a construção do edifício, e pela própria Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários dos Carvalhos, que recorreu a mecenas e beneméritos.
"É uma das corporações mais antigas de Gaia, o seu atual quartel está localizado junto à feira dos Carvalhos com condições muito exíguas para as necessidades", referiu o autarca.
Vítor Rodrigues destacou, ainda, que a inauguração do novo quartel é feita em simultâneo com "a boa notícia de estarem resolvidas as negociações relativas às acessibilidades".
"Nós andamos com a Estradas de Portugal a lutar nos últimos meses para que, no âmbito do alargamento da autoestrada A1 entre os Carvalhos e Santo Ovídeo, fosse possível construir uma nova acessibilidade, uma rotunda com uma derivação para o quartel", explicou.
O novo quartel, disse, "fica junto ao lar juvenil dos Carvalhos, na saída da autoestrada" e, "se não fosse a rotunda, estaria bloqueado".
A inauguração está marcada para as 11:00, sendo esperada a presença do secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida.
Fonte: Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário