Abrantes: Relatório de Incêndios com Balanço Positivo - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Abrantes: Relatório de Incêndios com Balanço Positivo

Foi dado conhecimento na reunião de Câmara de 18 de novembro do relatório de incêndios elaborado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, relativo ao período de 1 de janeiro a 30 de setembro de 2014.

A presidente da Câmara Municipal, Maria do Céu Albuquerque, que apresentou o documento e tem acompanhado a ação da Proteção Civil e dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, aproveitou para referir que o relatório demonstra o excelente trabalho que tem vindo a ser feito no combate aos incêndios no nosso Concelho, reafirmando que o “sistema que está montado tem funcionado”, em parte também pelo apoio que têm recebido das próprias Juntas de Freguesia e Associações de Agricultores e Caçadores.

Recordamos que o Município estabeleceu um protocolo a 19 de agosto com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes (AHBVA) de cedência a título definitivo de equipamentos de proteção individual para combate a Incêndios em espaços naturais, adquiridos no âmbito da candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), ao Eixo II Sistemas Ambientais e de Prevenção e Monitorização de Riscos do Programa Operacional de Valorização do Território (POVT) e comparticipados pelo Fundo de Coesão (85%), pelo Ministério da Administração Interna (7,5%) e pelo Município (7,5%), tendo sido entregues: 10 capacetes florestais; 20 cógulas (capuzes de proteção); 57 fatos de proteção individual (calças e dólmens); 17 pares de luvas de combate a incêndios; 16 pares de botas de combate a incêndio.

É importante referir que todas as ações realizadas nos diversos domínios de planeamento, prevenção e combate corresponderam ao previamente estabelecido e aprovado no Plano Operacional Municipal 2014 que por sua vez respeita o Plano Municipal de Defesa da Floresta em vigor e à Diretiva Nacional 2014 da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Em termos de ações estruturantes de carácter preventivo, é relevante o resultado obtido com o projeto PRODER – Minimização de Riscos e Defesa da Floresta Contra Incêndios. Na gestão de espaços florestais – faixas de gestão de combustível, o projeto tem o valor 425.000€, a área total de intervenção é de 567 ha (427 ha de gestão de combustível em aglomerados populacionais e 136 ha na rede viária).

O ponto de situação a 30 de setembro é de 211 ha intervencionados (166 ha de gestão de combustível em aglomerados populacionais e 44 ha na rede viária). Foram alvo de intervenção/manutenção 8 tanques florestais, sendo o valor deste projeto de 24.600€.

De referir que a Câmara Municipal de Abrantes tem vindo a colaborar com a AHBVA, com investimento e disponibilidade dos meios necessários, para que o corpo de bombeiros funcione com as melhores condições, em prol dos munícipes de Abrantes e da região, dentro das suas competências nesta matéria, e cumprindo com o objetivo da autarquia em continuar a contribuir para que a prevenção e o combate a este flagelo seja mais eficaz, mais organizado, e que todos os intervenientes tenham informação atualizada, com o objetivo de facilitar a intervenção que deve ser articulada entre os diversos agentes com responsabilidade no território.

Fonte: local.pt