Escola Nacional de Bombeiros (ENB) organiza, pela primeira vez em Portugal, um curso de sobrevivência e equipa de intervenção rápida.
A formação arranca esta sexta-feira no centro de formação de São João da Madeira com formadores internacionais.
A ENB destaca Bob Mckee, apresentado como "um experiente ex-bombeiro norte-americano que, para além das condecorações, esteve em alguns dos maiores teatros de operações", nomeadamente "o ataque ao World Trade Center, o desastre do vaivém espacial Columbia e o furacão Katrina".
O curso de sobrevivência e equipa de intervenção rápida "foi especialmente desenvolvido com o objetivo de evitar ferimentos ou perdas humanas, reduzindo os riscos que os bombeiros enfrentam no combate a incêndios urbanos e industriais".
A ENB tem procurado estabelecer parcerias com organizações de referência internacional "para o incremento da qualidade e inovação na formação ministrada aos bombeiros portugueses".
É o caso do intercâmbio com o Fire Service College, instituição responsável pela formação em liderança, gestão de emergência e treino avançado dos bombeiros do Reino Unido, ao abrigo do qual surge o curso de sobrevivência e equipa de intervenção rápida que permite obter certificados reconhecidos internacionalmente. Colaboração que deverá avançar também para a área do combate a incêndios florestais.
A ENB tem como associados a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).
Fonte: Noticias de Aveiro

Sem comentários:
Enviar um comentário