Ponta Delgada Recebe “Exercício Milhafre” na Próxima Quinta-feira - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Ponta Delgada Recebe “Exercício Milhafre” na Próxima Quinta-feira

Tendo como cenário a rutura parcial da tubagem que liga o reservatório B1 à bombagem de GLP, fuga de Vapor de Válvula de Segurança da Esfera de Butano e a Rotura Catastrófica da Esfera de Butano, o objetivo deste simulacro passa por testar a resposta da uma situação de emergência associada a uma falha de contenção de butano, no parque de GLP da Nordela.

A proteção civil valoriza e tem de valorizar a prevenção, e esta faz-se com exercícios de simulacro, cumprido e testando planos de emergência, com a envolvência de todas as entidades envolvidas na proteção civil. Isso mesmo referiu José Manuel Bolieiro, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que falava na conferência de imprensa que serviu para apresentar este exercício.

Segundo o autarca, o serviço municipal de proteção civil compromete-se a realizar regularmente exercícios simulacros, ao abrigo da lei, e numa aposta de formação e sensibilização da própria população para os riscos e para os procedimentos adequados na reação aos acidentes que sempre podem acontecer.

Segundo José Manuel Bolieiro, em breve será anunciado um outro exercício simulacro, neste caso do próprio Plano Municipal de Emergência, aprovado e publicado desde agosto deste ano.

O autarca anunciou ainda que, em 2015, a Proteção Civil Municipal de Ponta Delgada vai apostar na elaboração de planos especiais de emergência de riscos de deslizamento de massas e de risco sísmico vulcânico.

No exercício desta quinta-feira, que decorrerá pelas 15h00, estarão envolvidos cerca de 100 pessoas de várias entidades, desde logo da Proteção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários, Hospital de Ponta Delgada, PSP, Autoridade Marítima, Polícia Municipal, entre outras entidades.

No âmbito do exercício, serão evacuados os edifícios da SAAGA e outros adjacentes, num perímetro de 300 metros, aos quais se junta a Creche Associação Bem Estar e Infantil de Santa Clara.

Para José Manuel Bolieiro, “uma sociedade prevenida dos seus riscos está mais habilitada à reação inteligente aos acontecimentos e incidentes que possam ocorrer”.

Fonte: Radio Atlantida

Sem comentários:

Enviar um comentário