Celorico de Basto Aprovou Fogo Controlado para 64 Hectares de Floresta - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Celorico de Basto Aprovou Fogo Controlado para 64 Hectares de Floresta

A Câmara de Celorico de Basto aprovou, em reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios, o Plano de Fogo Controlado (PFC) para ZIF do Vale de Infesta e Alto de Ourilhe, para cerca de 64 hectares de floresta, informou fonte da autarquia.

O plano tem uma duração de intervenção de dois anos (2015-2016) e vai incidir nas seguintes freguesias: Vale de Bouro, União das Freguesias de Britelo, Gémeos e Ourilhe e União das Freguesias de Caçarilhe e Infesta.

A aprovação do plano decorreu durante uma reunião com as entidades que integram a da Comissão Municipal de Defesa a Floresta Contra Incêndios.

A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, que destacou a necessidade em manter um olhar atento sobre as florestas na ótica de prevenir incêndios florestais.

“É necessário atuar sempre na ótica da prevenção. Todos os mecanismos que existem à disposição da população na salvaguarda das florestas devem estar devidamente apetrechados e equipados para responder prontamente às diferentes situações que possam decorrer durante a época de incêndios”, salientou, citado em comunicado.

O PFC tem como principal objetivo a Defesa da Floresta Contra Incêndios. O s meios humanos e materiais necessários para à preparação das parcelas para a realização do Fogo Controlado (FC) serão disponibilizadas pela Cooperbasto, entidade proponente.

De referir que, para a realização do fogo controlado, estarão presente os Bombeiros Voluntários de Celorico de Basto com os meios necessários e as Equipas de Sapadores Florestais.

Foi ainda destaque, nesta reunião, a análise à época de incêndios que findou.

A análise retrata que arderam 127 hectares, sendo que 106 desses hectares arderam na freguesia de Codessoso, no mês de junho.

Fonte: tamegasousa.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário