No passado domingo, dia 12 de outubro, assinalou-se o 39º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva - AHBVCP, uma efeméride que serviu para enaltecer a dedicação e empenhamento de todos aqueles que servem a instituição.
Para Gonçalo Rocha, edil paivense, marcaram também presença, os autarcas da União de Freguesias de Sobrado e Bairros e de Fornos, assim como elementos do elenco diretivo da corporação, presidido por João Dias, e outras entidades e dirigentes associativos.
Entre outras iniciativas, o programa festivo contemplou um desfile apeado e motorizado e uma sessão solene, onde se registaram várias intervenções das entidades convidadas, bem como a entrega de Condecorações e Promoções, destacando-se o ingresso de sete estagiários na carreira de bombeiro.
Na sessão solene, Pedro Maldonado, presidente da Assembleia Geral da AHBVCP, falou da necessidade de uma gestão cada vez “mais cuidada e de grande rigor”, destacando as enormes dificuldades que a associação atravessa para poder “responder com eficácia às missões que lhe estão atribuídas e às solicitações da população”.
Já o comandante da Corporação, Joaquim Rodrigues, mostrou-se “orgulhoso” pelo trabalho realizado, evidenciando que os bombeiros “são sempre o pilar da instituição”, realçando que, “mesmo em momentos difíceis, não deixam de servir a instituição com coragem, empenhamento e dedicação, sempre com a preocupação de prestar o melhor socorro e lutar pela defesa de pessoas e bens”.
Preocupado em manter sempre um socorro rápido e de qualidade, o comandante dos BVCP também se referiu à aposta formativa como forma de “evoluir cada vez mais e prestar um melhor serviço à população”, apelando à parceria estabelecida com a edilidade paivense para ser reforçados os prémios dos seguros atribuídos aos bombeiros locais, e insistindo na necessidade da manutenção de uma equipa de intervenção permanente, potenciando um socorro mais rápido à população. Focou ainda a necessidade de ser disponibilizado, o mais rapidamente possível, o novo equipamento individual de proteção e deixou uma palavra de alento e de carinho aos jovens que agora terminaram os seus estágios e ingressam na carreira de bombeiros.
Em dia de festa e de mais um aniversário, o presidente da AHBVCP, João Dias, também se mostrou orgulhoso pela corporação ser “cada vez mais reconhecida e elogiada, apresentando um trabalho notável que deve merecer o aplauso de todos, desenvolvendo uma missão nobre e altruísta, ao serviço da comunidade”. Realçou também, “neste momento de dificuldades acrescidas”, a continuidade de gestão rigorosa e cuidada que “tem permitido” levar “o barco a bom porto” e garantir a estabilidade e a sustentabilidade financeira que a instituição apresenta.
Na sua intervenção, o presidente Gonçalo Rocha evidenciou a sua satisfação de ver a corporação paivense “cada vez mais forte, dinâmica e ativa” e congratulou-se com a efeméride, realçando também o papel “importantíssimo dos Bombeiros Voluntários na sociedade civil”, evidenciando o notável trabalho desenvolvido pela corporação paivense, quer ao nível de serviço de socorro, quer do esforço que é feito, de forma permanente, em matéria de segurança de pessoas e bens, também enquadrado no âmbito da proteção civil, da qual é o responsável concelhio.
O edil deu ainda ênfase à “missão altruísta da corporação e ao abnegado trabalho desenvolvido por esta associação humanitária há quase quatro décadas de existência”, caracterizando a associação como uma instituição “reconhecida e respeitada em todo o lado, não só pela sua grandeza, mas pelas provas dadas ao longo do tempo, em muitas situações de socorro, auxílio e apoio junto da comunidade paivense e concelhos limítrofes”.
Considerando que os bombeiros de Castelo de Paiva primam a sua ação pela “qualidade e excelência”, recordou o percurso notável “desta gente de valor e de grande nobreza, que dá o melhor de si em prol dos outros, e com denodo e dedicação tem prestigiado a instituição ao longo dos anos”. Elogiou ainda a forma como se aposta e valoriza o voluntariado, sendo a formação um fator de motivação para todos, nomeadamente para aqueles que agora ingressam na carreira, a quem deixou uma mensagem de esperança e de incentivo, “porque ser bombeiro é ser herói e estar ao serviço de quem precisa”.
Os festejos do 39º aniversário dos Bombeiros de Castelo de Paiva terminaram com um momento de confraternização entre dirigentes, comando, corpo ativo e entidades convidadas.
Fonte: A Verdade
Sem comentários:
Enviar um comentário