Bombeiros de Badajoz são os Campeões do Mundo em Salvamento e Desencarceramento - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 19 de outubro de 2014

Bombeiros de Badajoz são os Campeões do Mundo em Salvamento e Desencarceramento

O Grupo de Trabalho em Salvamento e Desencarceramento do Consórcio Provincial dos Bombeiros de Badajoz sagrou-se campeão do Mundo na Manobra Complexa aquando da sua participação no Encontro Mundial de Salvamento e Desencarceramento "World Rescue Challenger" realizado recentemente em Moretón (Inglaterra).

Esta manobra consiste em resgatar duas vítimas presas num veículo num tempo máximo de 30 minutos. Este resultado foi o melhor obtido nesta modalidade por uma equipa castelhana na história dos Encontros Mundiais de Salvamento e Desencarceramento.

Estes encontros englobam a execução de três manobras: Complexa, Standard e Rápida. A manobra Complexa, que deu o primeiro lugar à equipa castelhana, é a de maior dificuldade; o cenário envolvia duas viaturas, com as duas vítimas encarceradas no mesmo veículo, uma inconsciente no lugar do passageiro à frente e outra consciente no banco de trás cujo pé esquerdo estava preso debaixo do banco do passageiro e, não saíria sem ajuda de ferramentas.

A manobra realizada para extrair a vítima inconsciente consistiu em remover a porta dianteira esquerda e realizar uma extração em decúbito lateral, denominada também "manobra de estremadura", por ser uma inovação que se apresentou no Encontro Nacional. Esta extração demorou 14 minutos. Para a extração da segunda vítima, libertou-se o pé desforrando o assento que prendia e o pé e elevando-o. Uma vez com o pé liberto, a extração procedeu-se pela abertura de uma terceira porta e corte do assento, empregando um tempo total de 28 minutos.

Outro dos êxitos obtidos no Encontro Mundial foi a pontuação obtida pelo socorrista nas três manobras realizadas, o que lhe garantiu o terceiro lugar. No CPEI ficaram orgulhosos da participaçao da equipa do Consórcio "pois dá-nos a ideia do elevado nível de profissionalismo e humanidade prestadas às vítimas".

Na classificação geral, o Grupo de Trabalho em Salvamento e Desencarceramento de CPEI ficou em quinto lugar de entre 30 equipas participantes que representavam 20 países, entre os quais se encontravam EUA, Reino Unido, Rússia, Brasil, Suiça, Luxemburgo, Portugal, entre outros.

A equipa era composta pelo responsável Juan Carlos Sánchez Bermejo; o treinador, Francisco José Elías Hernández e como comando, José Manuel Guerrero Jiménez. A equipa técnica era formada por Carlos Coronado García, José Antonio Polo Villa e Francisco Javier Sánchez Vázquez. O socorrista foi José Manuel Cortijo Muriel e o ajudante César Valencia Alfonso. Completando a equipa como tradutores foram Feliciano Pilo Romero e Raimundo Ortega Martín.

Estes resultados são muito importantes para o grupo de trabalho, porque significam o reconhecimento de mais de dois anos de constante dedicação, estudo, investigação e melhora de novas técnicas nos Centros de Descontaminação de Veículos, Quartel de Bombeiros "e até mesmo em sua própria casas, feitas de forma altruísta em seu tempo livre e que como única compensação sentem-se valorizados como profissionais ao conseguir atingir o seu objectivo de obter e aplicar melhorias substanciais na extração e salvamento de vítimas resultantes de acidentes de trânsito", acrescentou o CPEI.

Fonte: extremadura7dias

Sem comentários:

Enviar um comentário