Acidentes de Moto4 provocam 31 Mortos e 110 Feridos graves em Cinco Anos - VIDA DE BOMBEIRO

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sábado, 18 de outubro de 2014

Acidentes de Moto4 provocam 31 Mortos e 110 Feridos graves em Cinco Anos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 119 acidentes de moto4, entre 2009 e 2013, em Portugal continental, que provocaram 31 mortos e 110 feridos graves. Pelo menos quatro dos acidentes mortais ocorreram este ano.

Segundo a Lusa, que se baseia em dados fornecidos por aquela força de segurança, morreram naquele tipo de acidente sete pessoas em 2009, cinco em 2010, oito em 2011, seis em 2012 e cinco em 2013.

Santarém é o distrito em que os acidentes provocaram mais mortes, sete das quais quatro em 2009, duas em 2012 e uma em 2013. Segue-se o Porto, com três casos em 2010 e dois em 2011. Nos distritos de Aveiro, Braga e Setúbal registaram-se, em cada um, nos últimos cinco anos, três mortes devido a acidentes com moto-4, e em Leiria duas. Registou-se uma morte, no mesmo período, em cada um dos distritos de Lisboa, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Portalegre, Vila Real, Viseu e Évora.

Este ano já ocorreram, pelo menos, quatro mortes em acidentes envolvendo moto-4. Um jovem de 16 anos morreu a 11 de Agosto, na localidade de Pedregais, Vila Verde, em Braga, na sequência da colisão da moto-4 que conduzia com um pesado de mercadorias. Pouco mais de um mês antes, a 2 de Julho, um adolescente de 14 anos acabou por morrer e uma criança ficou gravemente ferida, em Tavira, depois de a moto-4 onde seguiam se ter despistado. A 27 de Junho, duas crianças, de cinco e seis anos, uma de nacionalidade portuguesa e outra irlandesa, morreram também na sequência de um despiste do veículo conduzido por um adulto, na povoação de Casal Novo, Penela, no distrito de Coimbra.

De acordo com a legislação em vigor, para a condução de moto-4, independentemente da cilindrada, é obrigatório ter pelo menos 16 anos e carta de condução de categoria B (ligeiros) ou B1 (triciclos e motociclos).

A GNR alerta para a especificidade deste tipo de veículo e recomenda que aos condutores que usem o capacete de protecção, que tenham em conta o tipo de terreno e não efectuem manobras bruscas.

Fonte: Publico

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