1º Meeting de Equipas de Salvamento em Meios Urbanos (Fotos) - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

1º Meeting de Equipas de Salvamento em Meios Urbanos (Fotos)

Decorreu nos dias 10 a 12 de outubro um encontro de bombeiros e outros parceiros do socorro convidados, que ao Porto trouxeram partilha de conhecimentos de salvamento para melhorar a resposta ao cidadão, numa cultura de segurança que se pretende cada vez maior.

Tudo isto aconteceu na baixa portuense. O MESMU - sigla para Meeting de Equipas de Salvamento em Meio Urbano – foi uma iniciativa levada a cabo pelo Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, com o intuito de treinar e explorar ao máximo as diversas operações de salvamento em caso de emergência.

O encontro permitiu que, os operacionais misturados com a população (e turistas) conhecessem locais nobres da cidade -Parque da Trindade, Avenida dos Aliados, Torre dos Clérigos, Rio da Vila e Largo S. Domingos – e servissem de mote “ inspiração”, a exercícios que testavam as mais variadas operações de resgate. Participaram no evento a Guarda Nacional Republicana - GIPS, Bombeiros Municipais de Santarém, Bombeiros Voluntários de Baião, Bombeiros Voluntários Canas de Senhorim, Bombeiros Voluntários Montalegre, Bombeiros Voluntários Tirsenses, Bombeiros Voluntários Vila Real – Cruz Verde e a Escola Portuguesa de Salvamento.

Na manhã de domingo, o encontro de bombeiros continuou, para uma competição de Técnicas de Progressão na Vertical – TPV, entre os 70 operacionais. Tendo ficando em 1º lugar a Escola Portuguesa de Salvamento, 2º lugar os Bombeiros Voluntários Montalegre e em 3º lugar os Bombeiros Voluntários de Baião. As provas tiveram lugar, no centro comercial Dolce Vita Porto, nas Antas.

Contaram com a visita do Dr. Sampaio Pimentel, Vereador da Fiscalização e Proteção Civil, associando-se ao evento numa perspetiva de que o Batalhão de Sapadores Bombeiros é já uma unidade de eleição, para gerir em parceria com outras instituições, o desenvolvimento do ensino, formação e treino, nomeadamente a componente operacional, que deverá ser transversal e comum a todas os organizações de proteção e socorro, numa realidade e desafios que se colocam aos Bombeiros num futuro próximo.

Textos e fotografias GOP\BSB















Sem comentários:

Enviar um comentário