Novo Comandante dos Bombeiros Sapadores de Braga Anunciado em Outubro - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Novo Comandante dos Bombeiros Sapadores de Braga Anunciado em Outubro

O Comandante dos Bombeiros Sapadores de Braga só deverá ser conhecido em meados de Outubro. A convicção revelada ontem pelo presidente da câmara de Braga, Ricardo Rio, no final das comemorações do 215.º aniversário da Companhia de Bombeiros Sapadores.

“O concurso público foi lançado, apareceram vários candidatos. Da selecção feita houve uma ou duas reclamações. Neste momento o processo segue a sua tramitação normal. Vai haver uma nova reunião do júri em Setembro, e espero que dentro de um mês, um mês e meio tenhamos esta solução definida para podermos ter um novo comandante em exercício pleno de funções”, adiantou Ricardo Rio.

Há cerca de um ano e meio que a corporação se encontra sem comandante, uma situação que Ricardo Rio espera estar brevemente resolvida.
No discurso oficial, Ricardo Rio teceu rasgados elogios ao trabalho desenvolvido por estes soldados da paz em prol da comunidade bracarense, deixando a garantia que tudo fará para “proporcionar um exercício digno de funções, de modo a dar resposta à altura das necessidades da terceira maior cidade do país. Da nossa parte tudo faremos para que tenham melhores condições. Nós contamos convosco, Braga conta convosco. Muitos parabéns aos bombeiros municipais de Braga”.

O comandante em exercício, João Felgueiras, afirmou que o grande desafio que se coloca “é potenciar os recursos humanos existentes, quer ao nível da formação, quer da articulação entre eles e da própria organização interna.
Actualmente, servem a Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga noventa e dois bombeiros, apoiados por vinte e três viaturas.

Quartel dos Bombeiros Sapadores aguarda luz verde no final do ano

O novo quartel dos Sapadores de Braga poderá sair, definitivamente do papel, caso a candidatura que a câmara municipal está a preparar a financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) obtenha a tão aguardada ‘luz verde’.

“É nossa ambição de tão breve quanto possível dotar esta corporação de um novo qu artel de bombeiros. E, até ao final do ano queremos lançar uma nova candidatura a financiamento para podermos de uma vez por todas concretizar esse projecto que é uma ambição não apenas da câmara municipal, mas de todos os bracarenses”, a garantia deixada ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, aquando da cerimónia de comemoração do 215.º aniversário da Companhia de Bombeiros Sapadores.

A nova casa dos bombeiros municipais vai custar mais de um milhão de euros e vai ficar localizado na Avenida do Estádio, junto ao AXA, na freguesia de Dume.

Ricardo Rio lembra que “a construção do quartel dos sapadores está fortemente condicionada pela oportunidade que exista de candidatura a financiamentos. Nós temos feito esse diálogo contínuo com o Ministério da Administração Interna que nos tem transmitido que tem vontade de rapidamente abrir procedimentos para candidaturas para novos quartéis, nomeadamente que veria com muito bons olhos uma candidatura para Braga que pudesse suprir esta lacuna que é conhecida e que, inclusivamente no passado, já levou a uma candidatura que acabou por não ser aprovada por não estar devidamente instruída. Mas, a verdade é que nós queremos concretizar esse desejo tão breve quanto possível, e portanto, assim que haja a abertura desses novos procedimentos de financiamento nós iremos estar na primeira linha dessas candidaturas para podermos avançar com este projecto logo que possível”, garantiu o edil.

Enquanto aguardam pela nova casa, a câmara procedeu à reorganização da corporação e de alguns meios. “Restruturamos o número de turnos de turnos, disponibilizamos mais homens para cada momento, conseguimos alterar alguns regulamentos no sentido de tornar mais operacional o funcionamento dos bombeiros. Há também muito investimento a realizar em meios humanos e materiais, mas também aí alguns melhoramentos foram feitos nos últimos tempos. Ainda, recentemente através da candidatura feita pela Comunidade Intermunicipal do Cávado foram dotados de novos equipamentos e meios de protecção”.

Fonte: Correio do Minho



Sem comentários:

Enviar um comentário