Nova Ambulância de Suporte Imediato de Vida do INEM Entra em Atividade em Valongo - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Nova Ambulância de Suporte Imediato de Vida do INEM Entra em Atividade em Valongo

Uma nova ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) inicia hoje, dia 15 de setembro, atividade em Valongo, distrito do Porto. 

Esta nova ambulância visa melhorar a assistência pré-hospitalar às vítimas de acidente e doença súbita na região, bem como assegurar um adequado transporte inter-hospitalar aos doentes críticos assistidos no Pólo de Valongo – Centro Hospitalar de São João.

Esta nova ambulância funciona segundo o novo modelo de partilha de recursos humanos entre o INEM e o Serviço de Urgência do Centro Hospitalar de São João, no Porto. Na prática, as duas Instituições vão partilhar os seus recursos humanos, potenciando-se sinergias existentes nestes dois serviços: os enfermeiros que constituem a tripulação das ambulâncias SIV desempenham também funções nas urgências do Centro Hospitalar de São João, no Porto.

Com este modelo, obtêm-se ganhos de eficiência dos meios e melhora-se a manutenção das competências técnicas dos profissionais. Assegura-se ainda uma melhor ligação entre o pré e o intra-hospitalar, ao garantir não só a capacidade de resposta das equipas de emergência na vertente do pré-hospitalar nas localidades onde estão inseridas.

Com esta nova ambulância SIV o INEM passa a ter 38 unidades deste tipo, cuja tripulação é composta por um Enfermeiro e um Técnico de Emergência. As ambulâncias SIV têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados, designadamente manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida.

Ao nível dos recursos técnicos tem, para além da carga semelhante a uma Ambulância de Emergência Médica, um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos que permitem manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa de Suporte Avançado de Vida. O equipamento SIV permite ainda a transmissão de eletrocardiogramas e sinais vitais, permitindo assim que o Médico aconselhe corretamente a equipa e encaminhe a vítima para a Unidade Hospitalar mais adequada.

Fonte: INEM

Sem comentários:

Enviar um comentário