O incêndio que eclodiu hoje na Reserva Natural da Serra da Malcata e chegou a estar dominado está a lavrar novamente desde o meio-dia, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.
A fonte do CDOS disse à agência Lusa que o fogo deflagrou cerca das 10:05, em Marvaninha, no concelho de Penamacor, mas foi considerado extinto às 11:16, tendo-se registado o seu reacendimento às 12:05.
As chamas avançam agora com apenas uma frente e estão a destruir um povoamento florestal misto, "em que predominam áreas de pinhal jovem e mato", acrescentou.
Trata-se de uma zona "muito acidentada", o que tem dificultado o acesso dos meios de combate.
Às 14:30, o incêndio florestal estava a ser combatido por 111 operacionais, 64 dos quais bombeiros, apoiados por 28 veículos.
Participam também no ataque às chamas quatro aviões bombardeiros e outro meio aéreo não especificado, segundo a informação disponibilizada no portal da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Situada entre a vila de Penamacor e a cidade do Sabugal, próximo da fronteira com Espanha, a Reserva Natural da Serra da Malcata tem como símbolo o lince-ibérico, que é mundialmente o felino mais ameaçado de extinção.
Fonte: Noticias ao minuto
Sem comentários:
Enviar um comentário